27 de julho de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Núcleo de Prática Jurídica da UNIFEBE realiza mais de 1,4 mil atendimentos gratuitos em um ano

Assistência Jurídica, Mediação Familiar e Juizado Especial Cível são alguns dos serviços gratuitos realizados pelo curso de Direito da instituição.

Em um ano, o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) realizou mais de 1,4 mil atendimentos gratuitos de assistência jurídica, mediação familiar e no juizado especial cível. Apesar de a pandemia, os esclarecimentos ou assessoramentos efetivos na prestação jurisdicional foram mantidos e retomados presencialmente, de forma gradativa, de acordo com todos os protocolos de segurança.

De acordo com a coordenadora do NPJ da UNIFEBE, professora Adriana Bina da Silveira, desde outubro de 2020, os atendimentos do Núcleo, bem como os estágios obrigatórios de prática jurídica voltaram a ser realizados presencialmente.

“Mesmo adotando todos os protocolos de segurança, optamos por manter em take-home os atendimentos que envolviam estudantes, professores e comunidade em geral, que integram o grupo de risco do COVID. Até junho deste ano, as mediações familiares se mantiveram, exclusivamente, na modalidade virtual”, explica a professora.

Das 1.480 pessoas atendidas nesse período de 12 meses, 1.159 foram atendimentos presenciais e 321 virtuais. Além dessas atividades, o NPJ manteve em take-home o “Projeto Integrador dirigido à criação de oportunidades e práticas de estudos voltados à advocacia”, que por meio de parceria com escritórios de advocacia de Brusque e região, órgãos públicos e entidades privadas, proporciona ao acadêmico a resolução de casos reais em áreas de atuação profissional geralmente não abrangidas pela competência da Assistência Judiciária Gratuita.

Mais de 20 casos no âmbito administrativo, aduaneiro, ambiental, civil, constitucional, do consumidor, empresarial, imobiliário, penal, previdenciário, tributário, do trabalho e de marcas e patentes são, semestralmente, estudados pelos acadêmicos.

“Apesar da pandemia, nossos estudantes permaneceram, presencial ou virtualmente, com atividades práticas como essas, que complementam e enriquecem a formação acadêmica. Ficamos muito felizes, pois mesmo sendo desafiador, cumprimos com o nosso papel comunitário e de primar pela qualidade do ensino dos nossos alunos”, finaliza Bina.

Take-home

A metodologia foi criada pela UNIFEBE no início da pandemia e permitiu que a instituição mantivesse as atividades de ensino. No take-home, as aulas e demais atividades são realizadas por videoconferência, via Google Meet, em tempo real.

Biblioteca da UNIFEBE amplia acervo bibliográfico
Egresso

Biblioteca da UNIFEBE amplia acervo bibliográfico

24 de janeiro de 2013