24 de julho de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Oficina de professores do Colégio UNIFEBE estimula o debate em escola pública de Brusque

Ação ocorreu nos moldes do Clube de Debates Eloquência, organizado pela instituição e foi sediada no colégio Feliciano Pires

Estudantes do 9º ano do Colégio Feliciano Pires receberam, neste mês de julho, uma extensão do Clube de Debates Eloquência, do Colégio UNIFEBE. A experiência foi desenvolvida pelos professores do Colégio UNIFEBE, Guilherme Lopes e Luiz Deschamps, seguindo os moldes adotados para o Clube regular.

O grupo participou de uma palestra de meia hora. Nela, eles foram orientados quanto à teoria relacionada à oratória, particularidades da fala e singularidades sobre a linguagem argumentativa, assim como outros atributos necessários ao bom debatedor. Para a edição, os focos de debates estavam em interpretações de ditados populares como “depois da tempestade vem a calmaria” ou “Os opostos se atraem”.

“Muitas vezes o exercício de retórica e discussão permitiu aos debatedores aprendizes uma reflexão mais profunda sobre muitas crenças, concepções e posturas que perpassam e formam o senso comum”, descreve o professor Deschamps.

Segundo o professor, o intercâmbio com os estudantes foi uma experiência produtiva. Ele salienta ter sido uma oportunidade para o grupo participante aprender técnicas de argumentação, além de poder aplicar nas disputas, de forma divertida e mais diversificada que o habitual.

Disseminação de cultura
A ação foi uma das primeiras de uma série que deve envolver diferentes escolas da região. Com a iniciativa, o diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, projeta uma disseminação da cultura do debate. De acordo com ele, as habilidades desenvolvidas com a prática repercutem na formação dos jovens com resultados benéficos em diferentes competências.

“Entendemos que o debate é uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento de competências como o pensamento crítico, comunicação, autocontrole emocional para o debate. O Colégio UNIFEBE se sente preparado para contribuir para que outros colégios consigam criar os seus clubes de debates”, afirma.

Atualmente, como indica o diretor, o Clube de Debates Eloquência funciona como uma atividade extracurricular para os estudantes do Colégio UNIFEBE. A adesão é feita conforme o interesse de cada estudante.

Os resultados da ação foram considerados uma experiência produtiva para os alunos pelo diretor do Colégio Feliciano Pires, Carlos Eduardo Marinho da Silva, que ressalta o modelo adotado para a iniciativa. De acordo com o diretor, o debate permitiu aos estudantes terem contato e desenvolverem as habilidades exigidas para a prática do debate.

“Entendi como uma oportunidade ímpar para os nossos alunos conhecerem e identificarem a importância da elaboração e sustentação de argumentos. Eu vi a oportunidade para conhecerem, na prática, uma discussão, um debate construído por argumentos e envolvido por toda a retórica que ele proporciona”, descreve o educador.

Coro da Unifebe abrilhanta solenidade do JASC

25 de outubro de 2006