11 de julho de 2022
Olga Luisa dos Santos

Oficina ensina estudantes de Letras-Inglês a formular Currículo Lattes

Atividade foi realizada com os acadêmicos da 6ª fase do curso

Os acadêmicos da 6ª fase de Letras-Inglês aprenderam na prática a preencher e elaborar o próprio Currículo Lattes. A oficina ministrada pela professora Mariana Vicentini tinha como objetivo ensinar os acadêmicos sobre as funcionalidades e a importância da plataforma na trajetória acadêmica dos futuros licenciados.

Durante a oficina, cada estudante efetuou o seu cadastro na plataforma, elaborou seu resumo de apresentação, preencheu dados relevantes, como publicações em revistas e livros acadêmicos, experiências docentes, projetos de pesquisa e extensão que participaram, além de outras atividades desenvolvidas durante o curso de Letras.

A oficina foi o primeiro contato do acadêmico Carlindo Monteiro da Silva com a Plataforma Lattes. “Como futuro professor vejo como essencial mantermos em evidência nossas conquistas e atualizações de conhecimento. Com o Lattes damos visibilidade aos trabalhos e pesquisas desenvolvidos, além de nos tornarmos mais competitivos frente ao mercado de trabalho”, destaca Carlindo.

Atualmente, o Lattes representa um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país e do exterior e é, hoje, adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa brasileiros. O Lattes, ainda, está integrado à diversas bases de dados, as quais possibilitam a identificação da produção científica desses acadêmicos em distintos periódicos.

“Com o Currículo Lattes atualizado esses estudantes, que já estão finalizando sua graduação, podem participar de seletivos para programas de especialização, mestrado ou doutorado, concursos públicos ou ainda pleitear bolsas de estudo. Ao seguir com a docência é indispensável que eles conheçam a plataforma, saibam preencher e vejam como uma oportunidade para se manterem em constante evolução profissional”, complementa a professora Mariana.

A partir de agora, os acadêmicos que participaram da oficina precisam alimentar a plataforma com as demais atividades e publicações que realizarem durante seu percurso acadêmico.

“O currículo Lattes é considerado uma das ferramentas mais importantes no mundo acadêmico, visto que é por meio dele que os profissionais relatam suas experiências tanto profissionais quanto acadêmicas. A oficina foi um momento ímpar para os nossos acadêmicos de Letras – Inglês, pois eles puderam organizar e padronizar os próprios dados da vida acadêmica na plataforma Lattes”, conclui a coordenadora de Letras-Inglês, professora Rosana Paza.

Encerradas as atividades com alunos do Ensino Médio

22 de setembro de 2009
Encontro de Observatórios reúne autoridades

27 de abril de 2012