O mês de agosto marcou a retomada dos encontros semanais do Projeto Vida Ativa da UNIFEBE para o segundo semestre de 2025. Os participantes puderam participar da oficina Travessias do Ser: Entre o Ontem e o Amanhã, ministrada pela professora e psicóloga Luzia Meurer.
A participante da oficina, Maria Teresinha Voltolini acredita que a atividade colabora para a promoção de alegria e esperança entre os integrantes do projeto. Para ela, a oficina também motivou a busca por um cuidado especial com os mais jovens.
“Foi uma tarde maravilhosa. Começamos com flores, alegria e muita fé de que podemos ainda construir um mundo melhor para nós e, principalmente, para as crianças, como foi falado na partilha”, relata.
O projeto, segundo a supervisora, Ângela Sikorski Santos, é aberto para à comunidade local e planejado para pessoas acima dos 60 anos. De acordo com ela, a iniciativa coordenada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPPEX) reúne professores e especialistas de diferentes áreas do conhecimento para os encontros semanais. Neles, são desenvolvidas atividades educativas, culturais e de lazer.
“Cada encontro evidencia a força e a vitalidade das integrantes do Vida Ativa. A dedicação, o entusiasmo e a abertura para o aprendizado são o que tornam esse projeto tão especial. É inspirador ver como cada uma contribui para que o grupo se torne um espaço de apoio, troca e crescimento coletivo”, avalia a supervisora.
Desenvolvimento pessoal
A psicóloga, professora Luzia Meurer também ressalta a participação e o papel das atividades e da integração das ações de extensão da UNIFEBE na promoção de momentos de aprendizado e bem-estar. Segundo a professora, as atividades e os projetos contribuem para a valorização da experiência de vida das participantes, além de fortalecer os laços comunitários.
“Foi uma alegria perceber o envolvimento de cada uma. O brilho nos olhos, os sorrisos e as palavras compartilhadas revelaram a força da conexão e do cuidado mútuo que desejamos cultivar ao longo desta caminhada”, salienta.
De acordo com ela, o retorno das atividades reforça o compromisso da instituição em oferecer à população com mais de 60 anos oportunidades de convivência e crescimento pessoal à população 60+, com atividades voltadas ao cuidado com a saúde física e mental e ao protagonismo social dessa faixa etária. Para isso, ela destaca o desenvolvimento de oficinas dedicadas a diferentes temas ao longo do semestre.