12 de julho de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Operação Alerta Vermelho UNIFEBE orienta a população sobre riscos de incêndio

Projeto é realizado por acadêmicos bolsistas em parceria com o Corpo de Bombeiros.

Com o intuito de orientar a população brusquense sobre riscos de incêndio, o Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) em parceria com o Corpo de Bombeiros de Brusque desenvolve o projeto Operação Alerta Vermelho. O trabalho, que consiste em realizar visitas e entrevistas nas residências, busca levantar dados quanto à adoção de medidas preventivas contra possíveis riscos ao patrimônio e, principalmente, à vida.

O Subtenente BM, Chefe da Seção de Instrução e Ensino e Coordenador de Projetos Comunitários da 3ª Companhia de Bombeiros Militar de Brusque e do Projeto Alerta Vermelho, Carlos Rodrigo da Silva, explica que logo no primeiro encontro os acadêmicos bolsistas são orientados sobre como abordar e averiguar a segurança das residências.

Do segundo ao quinto encontro os estudantes vão efetivamente a campo e visitam essas residências, que geralmente são em locais mais afastados da região central e do próprio quartel, localizado no bairro Águas Claras.

A acadêmica de Psicologia, Ana Flávia Imhof, está entre os 16 acadêmicos bolsistas que integram, neste semestre, o Operação Alerta Vermelho. “Este é o meu primeiro projeto de Extensão Social com Visão Educativa que tenho mais contato com a comunidade e com o restante do grupo, o que possibilitou que eu desenvolvesse mais o diálogo e a comunicação interpessoal, características muito importantes na minha profissão. Além disso, poder ajudar a população com informações sobre segurança é algo muito gratificante”, evidencia Ana Flávia.

De acordo com o subtenente Silva, a atuação dos acadêmicos tem somado às ações do Corpo de Bombeiros. “A parceria que temos com a UNIFEBE é de longa data e se mostra cada vez mais importante, pois somente o nosso efetivo não conseguiria realizar com frequência essas visitas de orientação e vistoria. Com o auxílio dos alunos conseguimos atingir mais de 170 residências visitadas, um número muito expressivo para esse projeto”, enfatiza Silva.

Bolsas de Estudo

O Operação Alerta Vermelho é um dos Projetos de Extensão Social com Visão Educativa desenvolvidos pela UNIFEBE com os acadêmicos contemplados pelo Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU).

“Em projetos como esse os estudantes retribuem para a população catarinense o incentivo financeiro que receberam por meio das bolsas de estudo. O intuito principal é desenvolvermos cidadãos participativos, engajados e que realmente saibam fazer a diferença”, frisa a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edineia Pereira da Silva.

Diana Bepler disputa os Jogos Abertos Brasileiros

25 de maio de 2006