09 de novembro de 2015

Palestra de Educação Física destaca contribuições da Ciência Genômica no esporte

Os acadêmicos do curso de Educação Física – Licenciatura e Bacharelado – do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE receberam no dia 30 de outubro, o vencedor do prêmio Jovem Cientista 2012, Rodrigo Gonçalves Dias, para a palestra “Do DNA ao doping genético – Como a ciência genômica está revolucionando a ciência do esporte”.

O pesquisador conversou com os estudantes sobre busca pelos genes que beneficiam o exercício físico para fins de saúde.

“Hoje, a minha função é fazer a leitura do código genético de pessoas comuns e atletas olímpicos e paraolímpicos brasileiros na tentativa de identificar alterações no código genético que possam explicar o fenômeno da performance física humana”, explica.

Segundo ele, é perceptível que os atletas possuem várias características que os diferem da população comum, uma delas está no DNA.

“Estamos em fase de rastreamento genético à procura desses genes e mutações que influenciam a performance física. Não necessariamente procurando genes que possam explicar a performance de atletas, mas que expliquem porque algumas pessoas têm um desempenho melhor do que outras em um grupo, quando são submetidas ao mesmo treinamento físico para fins de saúde”, conta. A palestra marcou mais uma ação do curso de Educação Física da UNIFEBE.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues | Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

Curso de Letras da Unifebe realiza Concurso de Contos

10 de maio de 2006