29 de abril de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Palestra ministrada aos estudantes de Psicologia aborda atuação do Laboratório de Informação e Orientação Profissional da UFSC

Atividade foi realizada virtualmente com acadêmicos da 4ª fase

Os acadêmicos da 4ª fase de Psicologia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) participaram na última terça-feira (23), de uma palestra virtual com o professor Iuri Novaes Luna, um dos responsáveis pelo Laboratório de Informação e Orientação Profissional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A atividade integra as ações do componente curricular de Orientação Profissional, ministrada pela professora Suelen Frainer, e teve como objetivo apresentar o LIOP e explorar os projetos de pesquisa e intervenção realizados pelo LIOP, com foco em Orientação Profissional, de Carreira e Aposentadoria.

“Divulgar o trabalho do laboratório é essencial para que nossos alunos aprendam sobre as teorias da orientação profissional, mas também vejam e experimentem como elas são aplicadas na prática para resolver questões reais de carreira. Isso vai ao encontro da proposta da nossa disciplina de equipar nossos futuros psicólogos com conhecimentos técnicos e de prepará-los para pensar criticamente, sabendo aplicar essas habilidades”, esclarece a professora Suelen.

Durante sua fala, o professor convidado enfatizou a importância do tema Orientação Profissional para os estudantes que cursam Psicologia. Iuri contou ainda que na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Laboratório de Informação e Orientação Profissional, vinculado ao Departamento de Psicologia, foca suas pesquisas e intervenções no tema das profissões, carreiras e projetos de vida, e oferece diferentes tipos de atividades de forma gratuita, há mais de trinta anos, para adolescentes, jovens, adultos e pessoas mais velhas que buscam auxílio em seus processos de escolha e construção da carreira profissional.

“Ao trabalhar, as pessoas produzem bens e serviços para satisfazer necessidades sociais; mas, além disso, produzem a si mesmas, se transformam e se desenvolvem.  Por isso, é tão importante escolher e realizar trabalhos com os quais se têm afinidade e interesse, trabalhos que façam sentido na vida de cada um. Uma vez que ele pode ser um fator de saúde e realização, mas também pode causar sofrimento e adoecimento, é muito importante que a relação das pessoas com o trabalho ao longo de suas vidas seja estudada pelos profissionais de psicologia”, enfatiza o professor Iuri.

Participar de conversas sobre a prática no dia a dia profissional, destaca a acadêmica Maria Gabriela Fraga, agregou aos conhecimentos e habilidades técnicas adquiridas ao longo da graduação. “Com essa palestra nos tornamos mais conscientes sobre a importância da orientação profissional na construção dessa jornada do ser psicólogo”, conclui a estudante.

A área de orientação profissional, destaca a coordenadora de Psicologia da UNIFEBE, professora Andreia Martins, está em constante crescimento e tem demandado de profissionais capacitados para acompanhar as pessoas nessa jornada. Segundo ela, o LIOP é referência no estado e em todo o país e, nesse sentido, estreitar ainda mais os laços entre o curso de Psicologia da UNIFEBE e da UFSC reflete diretamente na qualidade de ensino dos estudantes.

“Vale ressaltar a importância da área de orientação profissional na formação dos acadêmicos de Psicologia, visto que o trabalho acaba constituindo a dinâmica psíquica de cada ser humano. Então, essa troca, esse diálogo e especialmente atividades que estão relacionadas à pesquisa na área, fomentam e desenvolvem ainda mais esses futuros psicólogos”, acrescenta a coordenadora.

UNIFEBE patrocina centenário do Clube Atlético Carlos Renaux

23 de junho de 2012