13 de maio de 2011

Palestra sobre música na educação reúne cerca de 150 pessoas

Uma discussão sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação a partir deste ano reuniu cerca de 150 pessoas no Centro Universitário de Brusque – Unifebe na noite de quinta-feira, 12 de maio. O professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo, falou sobre "A música na educação básica e a formação musical do educador: situação atual e perspectivas para o futuro".

A palestra iniciou uma discussão em torno da Lei nº 11.769/08, que altera o artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9394/96, e dispõe sobre a obrigatoriedade, a partir de 19 de agosto deste ano, da inserção do ensino de música na educação básica.

Durante a palestra, o professor apresentou a história da educação musical no Brasil e lembrou que cada sistema escolar terá a autonomia para definir como vai inserir a música na grade curricular. "A música poderá fazer parte da disciplina de Arte ou ser trabalhada à parte", pontuou.

Figueiredo também falou sobre a formação musical de pedagogos e como eles podem ser parceiros no processo de inclusão da música na escola. "Se queremos uma educação melhor precisamos assumir parte desta formação. Se está ruim, temos que nos unir para melhorar", frisou. "Estamos em uma fase de transição e precisamos trabalhar para termos bons professores e boa qualidade na educação musical", complementou.

Após a apresentação do professor, seguiu o debate entre professores, funcionários das Secretarias de Educação e participantes de Brusque, São João Batista, Itajaí, Navegantes, São José, Balneário Camboriú e Guabiruba. Ao final do evento, o superintendente da Fundação Cultural de Brusque, Leandro Maçaneiro, parabenizou a iniciativa da Unifebe em iniciar a discussão sobre a nova lei.

Conforme a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Proppex), Heloisa Maria Wichern Zunino, o evento possibilitou às redes públicas e privadas de ensino, vislumbrar alternativas em relação à aplicabilidade da nova lei. "O evento atingiu o objetivo, tanto que houve uma participação efetiva das redes municipais de ensino de Brusque e região", ressaltou a pró-reitora, destacando o intenso debate entre os participantes.

O evento, que iniciou com uma apresentação do Coro da Unifebe, também contou com a presença de Eneida Darci Nascimento Schaefer, da Associação Artístico Cultural de Brusque e integrante do Conselho Municipal de Cultura.

Texto e fotos: Suelen Cerbaro

Nota de falecimento