04 de dezembro de 2009

Palestra sobre Tecnologia Cervejeira reuniu acadêmicos da Unifebe

Os acadêmicos dos cursos de Tecnologia em Produção Têxtil e Tecnologia em Processos Industriais da Unifebe – Centro Universitário de Brusque assistiram na última quinta-feira, dia 3, às 18h30, no Auditório do SENAI de Brusque, uma palestra sobre Tecnologia Cervejeira, ministrada por Jair Moraes.

De acordo com o coordenador dos cursos, Claudemir Aparecido Lopes, o objetivo da atividade foi apresentar aos alunos como funciona o processo de produção da cerveja, as etapas, a matéria-prima utilizada, os diferentes tipos e um breve histórico da bebida. Ele acrescenta que hoje, é fundamental que os profissionais sejam curiosos e busquem informações atualizadas em áreas além do seu próprio campo de trabalho.

O palestrante

Jair Moraes é graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; microbiologista na Cia. Cervejaria Brahma no Rio de Janeiro; responsável técnico do Laboratório de Análises Físico-Químicas e Microbiológicas da Cia. Cervejaria Brahma do Rio de Janeiro; possui Curso de Cervejeiro pela Cervejaria Kaiser/Heineken; é Cervejeiro da Cervejaria Kaiser do Rio de Janeiro. Além disso, participou da elaboração do mosto Heineken e lançamento da cerveja Heineken no Rio de Janeiro, trabalhando juntamente com mestres cervejeiros holandeses da Cervejaria Heineken.  Foi gerente industrial da Cervejaria Caçadorense, em Caçador  – SC; gerente da Garantia da Qualidade Cerveceria Asunción (Brahma); gerente da Garantia da Qualidade Cervejaria Áustria (Viena) e a Becker Food and Fermentation (Parma – Itália). Participa do Brasil Brau – Congresso Brasileiro de Cervejaria e a Feira Internacional de Equipamentos e Novas Tecnologias Cervejeiras, desde 1975.

Texto e fotos: Natália Uriarte Vieira

Pedagogia UNIFEBE abre inscrições para projeto gratuito de Colônia de Férias
Universidade Comunitária

Pedagogia UNIFEBE abre inscrições para projeto gratuito de Colônia de Férias