notícias colégio
Notícias
29 de setembro de 2025
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Palestras, oficina e visita técnica marcam Semana Acadêmica de Engenharia Química

Evento foi realizado entre os dias 23 e 25 de setembro

O curso de Engenharia Química da UNIFEBE promoveu, entre os dias 23 e 25 de setembro, sua tradicional Semana Acadêmica. Com uma programação repleta de palestras, oficina e visita técnica, o evento reuniu estudantes, professores e profissionais para compartilhar experiências e aprendizados na área.

Na palestra de abertura, “Elementos de prova: a importância da Química Forense no Contexto Judicial”, o perito criminal da Polícia Científica de Santa Catarina, Anderson Luiz Oenning, apresentou aos estudantes uma das possibilidades de atuação profissional do engenheiro químico e como a química é aplicada na área criminal.

No dia 24, a doutora em química que atua na empresa Shimadzu do Brasil, Naiane Naidek, ministrou a palestra ‘Desvendando o Invisível: LC-MS no combate aos poluentes e substâncias restritas”. Na conversa com os acadêmicos, a palestrante apresentou as técnicas de análise de laboratório utilizadas para identificar e quantificar contaminantes em amostras ambientais.

Já no último dia da programação, os estudantes realizaram uma visita técnica à WEG Tintas, em Guaramirim. Lá, eles tiveram a oportunidade de ver os equipamentos e as tecnologias aplicadas nas tintas, como os aditivos para resistência a altas temperaturas, aditivos que formulam uma tinta antimicrobiana e até a tinta em pó com aplicação eletrostática.

De volta à UNIFEBE, também no dia 25, os estudantes participaram da oficina “Inteligência Artificial aplicada ao TCC: Ferramentas para potencializar a produção científica na Engenharia Química”. Ministrada pelo professor Fernando Merízio, a atividade auxiliou os alunos a compreender como utilizar a ferramenta de forma mais eficiente e responsável.

O intuito da programação, revela a coordenadora do curso, professora Rafaela Bohackzuk Venturelli Knop, era conectar teoria e prática, aproximar os acadêmicos da realidade profissional e estimular o olhar crítico e inovador para os desafios da área. “A Engenharia Química é uma profissão que carrega enorme responsabilidade no desenvolvimento da sociedade, seja na indústria, na pesquisa, na inovação tecnológica ou na proteção do meio ambiente. A Semana Acadêmica é um espaço que fortalece esse compromisso. Ao longo desses três dias, tivemos palestras, oficinas e uma visita técnica, que ampliaram os horizontes e inspiraram novas trajetórias”, pontua a professora.

A programação possibilitou que a acadêmica Thiana da Silva, da 4.ª fase, visualizasse na prática como a engenharia se conecta com diferentes áreas. “A Semana Acadêmica foi uma experiência muito enriquecedora, que nos trouxe conteúdos além da sala de aula. Momentos como esse agregam muito para à nossa formação, porque nos permitem conhecer novas tecnologias, entender aplicações reais da profissão e ter contato com profissionais que já estão atuando no mercado. Com certeza foi um período de muito aprendizado e inspiração para a nossa trajetória como futuros engenheiros químicos”, avalia a estudante.

Confira as fotos da programação:

 

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Liberada a 1ª parcela da Bolsa do Artigo 170 – 2007.1

Liberada a 1ª parcela da Bolsa do Artigo 170 – 2007.1


11 de julho de 2007
Estudante do Colégio UNIFEBE representa SC na Olimpíada Brasileira de Química
Engenharia Química

Estudante do Colégio UNIFEBE representa SC na Olimpíada Brasileira de Química


21 de setembro de 2023
“Rotas do Itajaí” visita as empresas Natura e Renner Sayerlack em São Paulo
UNIFEBE

“Rotas do Itajaí” visita as empresas Natura e Renner Sayerlack em São Paulo


10 de junho de 2016
Skip to content