O curso de Engenharia Química da UNIFEBE promoveu, entre os dias 23 e 25 de setembro, sua tradicional Semana Acadêmica. Com uma programação repleta de palestras, oficina e visita técnica, o evento reuniu estudantes, professores e profissionais para compartilhar experiências e aprendizados na área.
Na palestra de abertura, “Elementos de prova: a importância da Química Forense no Contexto Judicial”, o perito criminal da Polícia Científica de Santa Catarina, Anderson Luiz Oenning, apresentou aos estudantes uma das possibilidades de atuação profissional do engenheiro químico e como a química é aplicada na área criminal.
No dia 24, a doutora em química que atua na empresa Shimadzu do Brasil, Naiane Naidek, ministrou a palestra ‘Desvendando o Invisível: LC-MS no combate aos poluentes e substâncias restritas”. Na conversa com os acadêmicos, a palestrante apresentou as técnicas de análise de laboratório utilizadas para identificar e quantificar contaminantes em amostras ambientais.
Já no último dia da programação, os estudantes realizaram uma visita técnica à WEG Tintas, em Guaramirim. Lá, eles tiveram a oportunidade de ver os equipamentos e as tecnologias aplicadas nas tintas, como os aditivos para resistência a altas temperaturas, aditivos que formulam uma tinta antimicrobiana e até a tinta em pó com aplicação eletrostática.
De volta à UNIFEBE, também no dia 25, os estudantes participaram da oficina “Inteligência Artificial aplicada ao TCC: Ferramentas para potencializar a produção científica na Engenharia Química”. Ministrada pelo professor Fernando Merízio, a atividade auxiliou os alunos a compreender como utilizar a ferramenta de forma mais eficiente e responsável.
O intuito da programação, revela a coordenadora do curso, professora Rafaela Bohackzuk Venturelli Knop, era conectar teoria e prática, aproximar os acadêmicos da realidade profissional e estimular o olhar crítico e inovador para os desafios da área. “A Engenharia Química é uma profissão que carrega enorme responsabilidade no desenvolvimento da sociedade, seja na indústria, na pesquisa, na inovação tecnológica ou na proteção do meio ambiente. A Semana Acadêmica é um espaço que fortalece esse compromisso. Ao longo desses três dias, tivemos palestras, oficinas e uma visita técnica, que ampliaram os horizontes e inspiraram novas trajetórias”, pontua a professora.
A programação possibilitou que a acadêmica Thiana da Silva, da 4.ª fase, visualizasse na prática como a engenharia se conecta com diferentes áreas. “A Semana Acadêmica foi uma experiência muito enriquecedora, que nos trouxe conteúdos além da sala de aula. Momentos como esse agregam muito para à nossa formação, porque nos permitem conhecer novas tecnologias, entender aplicações reais da profissão e ter contato com profissionais que já estão atuando no mercado. Com certeza foi um período de muito aprendizado e inspiração para a nossa trajetória como futuros engenheiros químicos”, avalia a estudante.
Confira as fotos da programação: