06 de julho de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Parceria com universidade do Peru possibilita intercâmbio docente com foco em Direito Internacional

Professora da UNIFEBE conversou virtualmente com estudantes de Direito Público da USIL.

A professora de Direito Internacional do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), Danielle Mariel Heil, conversou virtualmente na última quinta-feira (1º), com os estudantes de Direito da Universidad San Ignacio de Loyola (USIL), do Peru, sobre “Conocer y analizar la situación del individuo en el Derecho Internacional – Revisar la protección de los Derechos Humanos a nível internacional”.

A atividade foi desenvolvida em parceria com a USIL e deu sequência ao programa de intercâmbio docente entre as duas instituições de ensino internacionais. Durante a palestra virtual, Danielle abordou casos reais, enfatizando o Sistema Interamericano de Direitos Humanos no qual se enquadram Brasil e Peru e apresentando órgãos como a Comissão e a Corte Interamericana de Direitos Humanos. Na oportunidade, os estudantes envolvidos debateram sobre ser ou não possível conciliar soberania e Direitos Humanos na era contemporânea.

“O intercâmbio foi muito produtivo, e o resultado disso foram os questionamentos que surgiram por parte de diversos alunos, além de muito interesse sobre a temática. Foi uma verdadeira aula de Direito Internacional, na língua, na matéria e na experiência com pessoas de outro país”, complementa a professora Danielle.

No início de junho foi a vez de os estudantes de Direito da UNIFEBE receberem o professor de Direito Público da USIL, Ricardo Urioste, que tratou do “Derecho Internacional de las Inversiones”, ou seja, do Direito Internacional de Investimentos, e as principais inovações e contribuições incorporadas nos Tratados de Livre Comércio subscritos pelo Peru.

Para a Reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, a parceria com a USIL, do Peru, tem envolvido diversas áreas do conhecimento. “Além do curso de Direito, viabilizamos o intercâmbio docente para os cursos de Letras-Inglês e Design de Moda. Estamos cada vez mais estreitando a parceria para que os conhecimentos dos nossos estudantes rompam fronteiras”, conclui Rosemari.

Palestra da Semana de Psicologia lota auditório da UNIFEBE

Palestra da Semana de Psicologia lota auditório da UNIFEBE