notícias colégio
Notícias
25 de julho de 2017

Parceria entre UNIFEBE e Casa Renaux preserva a História de Brusque

Localizada a 104 quilômetros da capital Florianópolis, Brusque é das muitas colônias alemãs em Santa Catarina. Em seus praticamente 157 anos de história, a cidade se consolidou como polo industrial e têxtil no Estado. Tudo isso somente foi possível devido à dedicação de inúmeras mãos que se envolveram e conduziram esse processo.

Entre os importantes nomes da história municipal está o do cônsul Carlos Renaux, que teve trajetória ascendente a partir de sua chegada em Santa Catarina, em 1882, e foi o fundador da primeira e principal indústria têxtil de Brusque.

Os registros históricos da evolução têxtil e do desenvolvimento socioeconômico de Brusque permanecem preservados na Casa Renaux, localizada na rua 1º de Maio, que foi lar do cônsul e de seus familiares. Mais recentemente, a casa abrigou sua terceira neta, Maria Luiza Renaux, mais conhecida como Bia Renaux, que faleceu em janeiro deste ano.

Antes de morrer, Bia pediu ao filho Vitor Renaux Hering que preservasse e disponibilizasse a comunidade todo registro histórico catalogado no acervo familiar, em parceria com o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE. Por isso, nesta quinta-feira, 27 de julho, a UNIFEBE e Vitor Renaux formalizam a assinatura do projeto “Villa Renaux – Fazendo e valorizando a história” que tem o objetivo de preservar documentos históricos, registros, negativos de fotos, mobília e a construção da casa historicamente mais importante de Brusque.

Projeto de Extensão

casa-renaux (2)Por meio da parceria que será assinada nesta quinta-feira, a UNIFEBE passará a ter acesso ao acervo documental histórico físico e digital da Família Renaux, que permitirá o controle integral do acervo museológico da casa e contribuirá para o incentivo, produção e difusão de conhecimento da História de Brusque e região.

— A parceria entre a UNIFEBE e Vitor Renaux Hering para preservar todo o acervo construído por sua família, marca um novo momento para a região de Brusque, pois proporcionará um novo olhar sobre a História como algo mais próximo da realidade e contribuirá para renovar e suprir lacunas da produção historiográfica de Brusque e região. A História da Família Renaux se funde com a história da cidade — afirma a pró-reitora de pós-graduação, pesquisa e extensão da UNIFEBE, Edineia Pereira da Silva Betta.

O reitor da UNIFEBE Günther Lother Pertschy explica que foi procurado por Bia Renaux em 2011 para dar início ao projeto.

— Naquela época, nossos professores iniciaram a catalogação de parte do acervo. No início deste ano o Vitor nos procurou novamente e demos continuidade ao projeto. Nosso objetivo é que no prazo de cinco anos a casa se transforme em um museu com visitação ao público — explica o reitor.

Assinatura

Na quinta-feira, 27, será realizada a assinatura do projeto “Villa Renaux” na Casa do Cônsul, às 19h. O evento é aberto à imprensa e convidados. Após a apresentação do projeto haverá um tour pelas dependências da casa.

 Serviço

Assinatura e apresentação do Projeto Villa Renaux
Lançamento: 27 de julho
Horário: 19 horas
Local: Casa do Cônsul
Público: Imprensa e convidados

 

Texto: Suellen Pereira Rodrigues
Assessoria de Comunicação Social/UNIFEBE
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

Postagens relacionadas

Intervalo Cultural recebe banda 7:14

Intervalo Cultural recebe banda 7:14


10 de abril de 2013
Colégio UNIFEBE classifica 37 estudantes para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Química Júnior
Colégio UNIFEBE

Colégio UNIFEBE classifica 37 estudantes para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Química Júnior


24 de outubro de 2024
Edital para eleição do Reitor da Unifebe

Edital para eleição do Reitor da Unifebe


16 de setembro de 2010
Skip to content