09 de maio de 2014

Paulo Stocker eterniza personagem Clovis em mural na UNIFEBE

Em poucas horas os painéis brancos posicionados no bloco D do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE ganharam vida com os traços e o talento do desenhista Paulo Stocker. Após passar quase 20 anos longe da cidade onde nasceu e foi criado, o ilustrador retornou a Brusque para participar da 6ª Feira do Livro.

Sob os olhares atentos da família, Stocker passou a tarde de sexta-feira, 09, eternizando as formas do personagem Clovis nas paredes da instituição. “A minha arte é basicamente autobiográfica. A ideia de fazer o Clovis surgiu quando minha filha nasceu e, assim como eu, ele também tem uma filhinha. Somos muito parecidos e a minha inspiração vem das coisas que eu vivencio”, conta. Ainda na noite de sexta-feira, o desenhista participou de um bate-papo na Feira do Livro com os alunos de Design Gráfico da UNIFEBE.

Na manhã de sábado, Stocker retorna à UNIFEBE das 10h às 12h, para ilustrar mais um mural com o tema: “Gambiarras”. “Meu pai era caminhoneiro e vivia trazendo tranqueiras para casa. Minha mãe ficava doida. Ele sempre foi muito meu herói e trazia essas tranqueiras. Nossa casa virava um minidepósito de ferro velho e eu adorava tudo isso, vivia desmontando as coisas. Essa série é uma releitura disso”, conta.

As obras pintadas pelo ilustrador serão posicionadas em diferentes locais da instituição para que todos os alunos e a comunidade possam ter acesso ao trabalho do artista brusquense. Com os desenhos, Stocker espera que o público tenha a possibilidade de sonhar mais. “Minha arte quer mexer com as pessoas de alguma forma emocionalmente. Eu procuro passar essa ideia: um brusquense sonhou, foi atrás e está satisfeito com seus resultados e insatisfeito porque quer mais. A mensagem que se passa é essa: tudo é possível. Você tem um sonho? Ele é possível. É sofrido? Sim. Você vai pensar em desistir? Sim. Mas vale a pena continuar? Cada minuto”, finaliza.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

6ª Noite Cultural Solidária do Curso de Pedagogia