14 de setembro de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Pedagogia da UNIFEBE ofertará atividades gratuitas de Alfabetização e Reforço Escolar

Atividades são destinadas às crianças de 6 a 10 anos de idade

Iniciam no dia 20 de setembro, as aulas gratuitas de Reforço Escolar para crianças de 8 a 10 de anos de idade. O projeto de extensão desenvolvido pelo curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) é aberto à comunidade e será realizado na Brinquedoteca da instituição.

A coordenadora do curso, professora Eliane Kormann, explica que o objetivo é auxiliar os estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, no desenvolvimento de habilidades e competências de leitura, escrita e raciocínio lógico. “As aulas virtuais impactaram e muito no processo de ensino aprendizagem das crianças e foi a partir dessa demanda que percebemos a necessidade de ofertar as aulas de reforço escolar, trabalhando habilidades e competências de uma forma individualizada, de acordo com a necessidade de cada aluno”, salienta Eliane.

Para isso, primeiramente serão diagnosticadas as dificuldades de aprendizagem dos estudantes. O trabalho será desenvolvido por meio de estratégias pedagógicas que estimulem a compreensão e o conhecimento do aluno, por meio de dinâmicas, jogos, oficinas de leitura, produção de textos e resolução de problemas, valorizando os saberes do estudante e o seu protagonismo no processo de ensino aprendizagem.

A permanência do aluno no Projeto dependerá do seu processo para construir habilidades e competências nas áreas do conhecimento. As aulas de reforço serão realizadas presencialmente todas as segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 17h30, respeitando os protocolos de segurança em saúde.

Alfabetização e Letramento
Além do Projeto de Reforço, o curso desenvolverá também às terças e quintas-feiras, das 14h30 às 17h30, o Projeto de Alfabetização e Letramento, com uma série de atividades para crianças de 6 a 8 anos, auxiliando-as no processo de leitura e escrita.

De acordo com a professora da UNIFEBE, a aprendizagem do sistema de escrita deve ocorrer contemporaneamente à aprendizagem dos usos sociais desse sistema. O trabalho será desenvolvido por meio de estratégias pedagógicas lúdicas, com a utilização de diferentes materiais e recursos, com foco nas práticas letradas.

As aulas também são gratuitas e serão realizadas na Brinquedoteca da UNIFEBE.

Os interessados em inscrever seus filhos nos Projetos devem preencher o formulário abaixo:

Formulário de Inscrição

Selecione o curso para inscrição:
Atividade de Extensão - Reforço Escolar - Grupo das Segundas-Feiras
Inscrições terminaram em: 20/09/2021
Período: 20/09/2021 a 06/12/2021
Atividade de Extensão - Alfabetização - Turma das Terças-feiras
Inscrições terminaram em: 21/09/2021
Mediador: GISELLY CRISTINI MONDARDO BRANDALISE
Período: 21/09/2021 a 07/12/2021
Atividade de Extensão - Reforço Escolar - Grupo das Quartas-Feiras
Inscrições terminaram em: 22/09/2021