notícias colégio
Notícias
13 de junho de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Pedagogia da UNIFEBE realiza visita técnica em escola dedicada à Pedagogia Waldorf

Atividade faz parte de componente curricular Metodologia da Educação Infantil

O funcionamento da Escola Jardim Vale do Girassol, em Brusque, e as práticas baseadas na Pedagogia Waldorf foram o foco da visita técnica feita por acadêmicos do curso de Pedagogia da UNIFEBE. A visita técnica faz parte do componente curricular Metodologia da Educação Infantil.

O grupo foi recebido no local pelas professoras Luana Schwamberger, Ketini Caroline Tarter, Fabiana Lang e Jocelei Marques de Lima. As educadoras detalharam as atividades desenvolvidas na escola, e o roteiro contou com um passeio em um bosque, entre as árvores frutíferas, aproveitando o amplo espaço disponível.

A professora Luciane Rosa destaca a importância do contato com diferentes metodologias de trabalho para a futura atuação dos acadêmicos na atividade profissional. Segundo ela com ela, a experiência com diferentes métodos e abordagens, proporciona que os acadêmicos criem suas ações pedagógicas.

“Uma experiência muito bonita que certamente terá significados na prática profissional”, descreve a professora. “Após a conversa, as acadêmicas puderam conhecer os espaços e ambientes internos da escola, bem como os materiais utilizados no cotidiano com as crianças”, resumiu.

As visitas técnicas, como relata a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Eliane Kormann, são parte de uma proposta de fortalecimento entre teoria e prática do curso. Os momentos, segundo ela, também cumprem o papel de aproximação com a comunidade, pilar da UNIFEBE.

“Esta parceria com as escolas para que nossos estudantes vivenciem essas experiências práticas, com certeza tem sido um dos diferenciais do curso. Vivências em escolas que têm projetos pedagógicos diferenciados, como esta da abordagem Waldorf, enriquecem o processo formativo dos futuros pedagogos, possibilitam a inserção na realidade profissional”, descreve.

Estímulos diversificados
A experiência da visita técnica foi o primeiro contato da acadêmica Jussara Melim com uma escola focada na Pedagogia Waldorf. Ela destaca o que classifica como “equilíbrio entre o pensar, sentir e fazer”, promovido pela escola, na busca por desenvolver as capacidades intelectuais, artísticas e práticas dos estudantes. A rotina de envolvimento das famílias com a escola, estímulos pedagógicos e envolvimento das crianças em atividades, como a produção das refeições também despertaram o interesse durante a visita.

“Pude perceber que as crianças são estimuladas a pensar de forma independente e a desenvolver uma compreensão pessoal do mundo ao seu redor e serem indivíduos livres, com pensamento crítico, senso estético, habilidades práticas e estimuladas a criar uma conexão consigo mesmas. Foi uma experiência única”, afirma

As diferenças no espaço físico mantido são outro ponto que chamou a atenção da acadêmica. Exemplifica com o contato com a natureza, proporcionado pela existência de plantações e atividades no jardim, assim como os brinquedos artesanais. “A instituição é uma casa grande com um amplo espaço verde e bem estruturado. O foco é a criatividade, a imaginação e a autonomia das crianças”, descreve.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Semana de Educação Física de 25 a 28 de setembro

Semana de Educação Física de 25 a 28 de setembro


24 de setembro de 2012
Comunicado nº 33/11 – Resultado Final para vaga de Auxiliar de Controle e Registro Acadêmico II

Comunicado nº 33/11 – Resultado Final para vaga de Auxiliar de Controle e Registro Acadêmico II


29 de abril de 2011
Alunos de Administração apresentam trabalhos no Auditório

Alunos de Administração apresentam trabalhos no Auditório


14 de junho de 2011
Skip to content