29 de outubro de 2019
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

A Pedagogia e seu (s) lugar (es) é tema de Semana Acadêmica

Programação reuniu acadêmicos de todas as fases do curso entre os dias 16 e 18 de outubro.

Com o tema “A Pedagogia e seu (s) lugar (es)”, os acadêmicos de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) participaram entre os dias 16 e 18 de outubro, de mais uma edição da Semana Acadêmica. O evento, promovido pelo curso, teve sua programação desenvolvida com sugestões dos próprios estudantes e, contou com atividades para aprimorar a prática profissional.

Logo no primeiro dia, os acadêmicos foram convidados a refletir. Com a palestra “O meu lugar e seus desafios”, o psicólogo e coordenador de Psicologia da UNIFEBE, professor Ademir Bernardino, abordou a temática de modo a motivar os estudantes e reafirmar a importância de sua atuação na sociedade.

Após a palestra, a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Eliane Kormann, lançou a Gincana Social. Mobilizados a fazer o bem, os estudantes foram divididos em equipes e desafiados a arrecadar donativos para entidades da região. O primeiro dia de programação foi encerrado com uma homenagem feita pelos acadêmicos “Ao mestre com carinho”, que parabenizaram os professores do curso, pela passagem do Dia do Professor.

Para tornar a Semana Acadêmica um evento de aprimoramento, no segundo dia de programação os acadêmicos puderam participar das oficinas de Yoga como prática educativa, promovida pelo egresso e professor Adriel Felipe Duarte, esculturas de balão, com a professora Franciele Márcia Mayer, e pintura facial, com a professora Aline Marques.

A Semana Acadêmica de Pedagogia foi finalizada no terceiro dia com uma gincana recreativa, realizada no Centro Esportivo do SESI. As quatro equipes, disputaram onze provas desenvolvidas pelos professores Gerson Morelli (Keka) e Marcelo Noldin e, após a competição, tiveram um momento de confraternização.

Bruna Preti é acadêmica da 8ª fase do curso e considerou a Semana Acadêmica significativa para o processo formativo pessoal e profissional. “Esta edição foi lúdica e diferenciada, que nos possibilitou interagir com outras fases do curso, trocar experiências e muito aprendizado”, destaca.

A coordenadora de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Kormann Tomazoni, destaca que a Semana Acadêmica foi completa, no que se refere aos pilares da educação na formação do pedagogo. “Cada noite a proposta teve como base o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Outro destaque foi o sentimento de pertencimento no qual os acadêmicos apresentaram, pois construíram todo o projeto com o Colegiado durante dois meses, que, com certeza, os motivou a participar e foi o motor para o sucesso do evento. Não tem como discutir propostas e projetos educativos sem a importante participação dos acadêmicos, pois eles são o sentido do nosso Curso”, enfatiza.

A Gincana Social finaliza em novembro, com a participação das entidades beneficiadas na Noite Cultural Solidária do Curso. Os pontos da Gincana Social serão somados aos pontos da Gincana Recreativa e a equipe vencedora receberá uma premiação.

Núcleo de Prática Jurídica realiza seminário de apresentação

Núcleo de Prática Jurídica realiza seminário de apresentação

21 de julho de 2016
Estudantes que não participaram do ENADE devem justificar ausência