04 de dezembro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Pedagogia UNIFEBE lança livro-jogo criado por estudantes do Sesc de São João Batista

Obra foi escrita pelos alunos do 5º ano, durante as ações do projeto de extensão desenvolvido pelo curso de Pedagogia

“Valentina Guerreira” é o título do livro-jogo criado pelos estudantes do Sesc de São João Batista, fruto do projeto de extensão desenvolvido pelo curso de Pedagogia da UNIFEBE,  com os alunos do 5º ano do educandário. A obra foi apresentada oficialmente na noite do dia 20 de novembro, no auditório do Bloco C, do campus Santa Terezinha, para familiares, convidados, acadêmicos dos cursos de Pedagogia Anos Iniciais e Tecnologia Educacional e professores da UNIFEBE e do Sesc-SJB.

Na noite de lançamento, crianças e familiares visitaram a universidade e foram acolhidas pela coordenadora de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Kormann. Durante o evento, os autores subiram ao palco e apresentaram as etapas do projeto para a construção do livro. Ao final, as crianças autografaram os folhetos, contendo a capa do livro e um QR Code para acesso à versão virtual da obra.

“Foi um momento marcante o qual celebrou o protagonismo, a imaginação e a criatividade das crianças”, destaca a professora Eliane. Coordenado e ministrado pela professora Luciane Oliveira da Rosa e pelo acadêmico Edenilson Vargas, o projeto foi desenvolvido presencialmente com os alunos em São João Batista. Até chegar à obra final, várias etapas foram realizadas, desde a construção narrativa, ilustração, digitação, digitalização, montagem, inserção de hiperlinks até a gravação das vozes das crianças que narram a história.

“Como mãe fiquei imensamente surpreendida com a grandiosidade do projeto. É de professores assim, com essa percepção, esse amor, que nossas crianças precisam. Elas foram desafiadas e acredito que todos ficaram surpreendidos com o resultado final. Orgulho, alegria e gratidão definem esta noite. Obrigada a todos os envolvidos”, enalteceu Perla, mãe da aluna Gabriela Serpa Goulart, que prestigiou o evento de lançamento.

Gabriela Muniz de Moura é uma das autoras da obra Valentina Guerreira. Com sua turma, ele usou sua imaginação e contribuiu para que a história do livro fosse transformada em um jogo interativo no qual os competidores podem escolher o destino dos personagens.

“Foi uma experiência incrível. Me sinto muito orgulhosa de mim e dos meus amigos”, declarou a estudante. Já o aluno Joaquim Gonçalves Albanaes demonstrou seu entusiasmo ao conhecer a UNIFEBE pela primeira vez. “Foi muito legal, quando eu for maior, provavelmente, vou ir estudar lá”, disse Joaquim.

Durante a apresentação da turma, a professora regente da turma, Vanessa Cassas, ficou emocionada. Em sua fala, destacou a participação ativa dos alunos ao longo dos sete encontros, sempre mediados pelos professores.  “O projeto de extensão foi um sucesso. As crianças foram protagonistas na realização do projeto, exercendo um papel central e ativo no processo de criação do livro.  Confesso que implementar ações assim na rotina de sala de aula, é algo desafiador, porém, é enriquecedor para o aprendizado das crianças. Os alunos se conectaram com o projeto, demonstrando muito interesse e, por isso conseguiram construir esse lindo livro. Com certeza uma experiência que levarão para a vida”, enfatizou a docente.

O projeto

O projeto do Livro-jogo foi elaborado pelas professoras Luciane Oliveira da Rosa e Eliane Kormann e foi sendo aplicado pela professora Luciane, pelo acadêmico Edenilson Vargas, da 3ª fase de Pedagogia Anos Iniciais, com a participação da professora regente da turma, Vanessa Casas, e do auxiliar William Vieira da Silva.

A iniciativa também contou com o apoio e envolvimento dos professores do curso, Fernando Merízio, referência em gamificação, Mariana Aparecida Vicentini, estudiosa da cultura maker, e da professora Otília Lizete de Oliveira Martins Hening, sumidade na área de linguagens e literatura.

“O projeto de extensão foi significativo para todos. Primeiro por envolvermos as crianças da comunidade externa, por meio da literatura, na criação de uma história, elemento fundamental de uma pedagogia inovadora. Tudo isso de forma virtual, democratizando o acesso, e mais, possibilitando que o leitor seja também um jogador. Foi um trabalho incrível, que encerrou com um noite memorável. Parabénas à professora Luciane, ao acadêmico Edenilson da 3ª fase, e ao SESC pela oportunidade de tantos aprendizados”, salientou a professora Eliane Kormann.

Em sua fala para as crianças, seus familiares e demais participantes do projeto, o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, parabenizou os envolvidos. “Esses alunos foram protagonistas do seu próprio aprendizado e eternizaram esses ensinamentos em um livro-jogo que, agora, pode ser acessado por todos. Para os professores e acadêmico do curso de Pedagogia também fica a experiência dessa prática, mas sobretudo, os sorrisos dessas crianças. Parabéns a todos, para nós da UNIFEBE é uma honra ter feito parte desse processo”, concluiu o pró-reitor de Graduação.

O livro Valentina Guerreira já está disponível e pode ser acessado virtualmente pelo link.

Confira as fotos do evento de lançamento:

Palestra sobre Futebol Americano reúne alunos de Educação Física – 2010.1

26 de março de 2010