Representantes do complexo Ágora Tech Park, em Joinville, receberam acadêmicos do curso de Administração, Gestão Comercial e Processos Gerenciais para uma visita. No caso da Administração, os acadêmicos haviam se destacado durante o Programa Semear 2023, programa de extensão do curso.
O professor Günther Lother Pertschy, coordenador dos cursos de Administração, Gestão Comercial e Processos Gerenciais, destaca os serviços de alto valor agregado oferecidos no maior parque multissetorial da América do Sul. Segundo ele, o contato com o ambiente é uma forma de aprimoramento importante para a formação dos acadêmicos.
Na avaliação do coordenador o saldo foi positivo. “Considero a visita de imersão ao Ágora Tech Park, um feito muito representativo na busca por conhecimento sobre habitats de inovação e a cultura do empreendedorismo inovador”, afirma.
A análise é semelhante à da professora Danielle Pimentel. Segundo ela, o roteiro guiado foi uma oportunidade interessante de interação com profissionais temas abordados por administradores e gestores.
“Os alunos visitaram todas as atividades desenvolvidas no complexo, orientações sobre o funcionamento do espaço e puderam conversar com diversos gestores e empreendedores que possuem suas atividades no complexo”, relata a professora Danielle Soares Pimentel.
Outro destaque dela foi a possibilidade de interação como gestor e empreendedor, Marcos Stefano. O CEO da Armazém Cloud apresentou e detalhou as instalações e processo de funcionamento da empresa para os visitantes. “Eles puderam vivenciar na prática os processos de um ecossistema de inovação”, descreve.
Tecnologia e inovação
Sem conhecer a estrutura até a visita, a acadêmica de Administração, Samira Nascimento, destaca o ambiente e a experiência gerados com o roteiro feito por Joinville. De acordo com ela, a visita possibilitou conhecer uma estrutura diferente do que ela já havia tido contato, com destaque para a tecnologia e cuidado com o bem-estar dos trabalhadores do local.
A acadêmica salienta o que classifica como um modelo cultural voltado para a inovação e reconhece a importância do contato e atenção com a tecnologia, sobretudo de quem planeja empreender. “Nos faz pensar em quantas possibilidades e oportunidades existentes no mercado. Sabe-se que a tecnologia avança em ritmo acelerado, e que para ter sucesso, o conhecimento e a tecnologia devem andar lado a lado”, afirma.