Para reunir teoria à pratica e apresentar um pouco mais da rotina da profissão, os acadêmicos de Publicidade e Propaganda da UNIFEBE visitaram quatro diferentes empresas para avaliarem como é o atendimento publicitário em agências e veículos da região. A atividade foi realizada na disciplina intensiva de Atendimento, ministrada pela professora Denise Sapelli.
Os locais escolhidos foram: a RBS TV (Blumenau), Jornal de Santa Catarina (Blumenau), Agência Seven Comunicação (Blumenau) e Agência RAFFCOM (Brusque).
— Fizemos três saídas de campo em três dias consecutivos, para ampliar a visão do acadêmico sobre o mercado de trabalho e também para que esses futuros publicitários já conheçam os profissionais da região — conta a professora.
Na RBS, os acadêmicos conheceram a emissora, os processos internos do veículo e acompanharam as gravações do Jornal do Almoço. Também conversaram com os responsáveis pelo atendimento da TV e do Jornal de Santa Catarina. Na reunião, os acadêmicos discutiram o processo de relacionamento, negociação e prospecção e tiraram dúvidas sobre as práticas da função de Atendimento.
Na Seven Comunicação, conversaram com o diretor de criação sobre como são apresentadas as campanhas aos clientes, como a criação auxilia o atendimento e quais as posturas que a equipe da Seven espera do profissional de atendimento. Além disso, abordaram como o briefing auxilia o processo de criação e planejamento.
Na RAFFCOM bateram um papo com o atendimento e com o diretor geral da empresa. Os tópicos em pauta foram determinados a partir das dúvidas dos alunos, com temas sobre: como a agência se relaciona com seus clientes, como apresentam suas campanhas e como funciona a função estratégica do atendimento dentro da empresa. Também receberam um briefing para desenvolver uma apresentação de layout para um cliente real da empresa.
Ao final das visitas, o acadêmico Lucas Xavier disse estar empolgado em conhecer ainda mais sobre os processos das empresas locais.
— Nos últimos semestres temos saído bastante a campo, isso ajuda o acadêmico a definir em qual área ele melhor se encaixa e completa o processo de aprendizado — afirma.
A disciplina foi finalizada no início de fevereiro com a apresentação de uma campanha completa para marcas locais.