21 de junho de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Pedagogia UNIFEBE promove gincana de integração entre acadêmicos e familiares

O brincar do ontem e do hoje foi o tema da atividade desenvolvida pelos estudantes da 3ª e 5ª fases do curso.

Crianças, jovens, adultos e idosos. Todos juntos para brincar e redescobrir a importância da infância para o desenvolvimento pessoal. Foi com esse objetivo que o curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) promoveu a gincana de integração entre acadêmicos e seus familiares.

A atividade é resultado da disciplina de Jogos, Recreação e Lazer, do professor Gerson Luís Morelli, Keka, que propôs aos estudantes da 3ª e 5ª fase, relembrar as brincadeiras do tempo da vovó e do vovô e estudar o que é o brincar de ontem e de hoje. Keka explica que antes de promover a gincana, os acadêmicos do curso precisaram buscar vários artigos, que abordavam o tema. A partir disso, criaram questionários específicos para familiares e para as estudantes, para obter informações sobre os brinquedos e brincadeiras de cada geração.

Com os questionários respondidos e com o auxílio do professor, os estudantes compilaram as respostas e verificaram que alguns brinquedos e brincadeiras foram citados diversas vezes em muitos questionários. Os carrinhos de madeira, bonecas, pião, carriola, perna de pau e as brincadeiras como amarelinha, pega-pega, pula corda, esconde-esconde, ovo choco e cabra cega, por exemplo, lideram o ranking.

A partir disso, os avós, pais e irmãos dos acadêmicos foram convidados para participar da gincana, realizada em um sábado de manhã. Os participantes foram divididos em quatro equipes, todas elas com integrantes crianças, acadêmicos do curso e os familiares, como pais e avós.

“Montamos uma gincana de circuito com algumas das brincadeiras citadas por eles nos questionários e foi uma experiência muito divertida, pois envolvemos crianças de 4 anos com avós de até 80 anos. Além da diversão das brincadeiras, a atividade foi muito importante, pois promoveu esse encontro de gerações e essa integração entre as famílias. Por fim, todos puderam perceber o quanto o brincar é essencial para o desenvolvimento do ser humano”, complementa o professor Keka.

A acadêmica Rubia dos Santos Rodrigues e sua mãe também participaram da gincana. “Participar dessa atividade proposta pelo professor Keka foi muito legal, pois pudemos conhecer os brinquedos e brincadeiras da época dos nossos pais/avós. Foi uma manhã muito divertida, que nos trouxe conhecimentos e um entendimento maior sobre como as coisas funcionavam antigamente, e nos mostrou como podemos trabalhar essas brincadeiras nos dias de hoje com os nossos alunos”, evidencia a acadêmica.

Confira as fotos da gincana:

Prefeito de Brusque visita Unifebe

15 de agosto de 2011
Programa DST/AIDS promove conscientização para o carnaval

16 de fevereiro de 2012
Escritório Modelo de Design de Moda da UNIFEBE auxilia empresas e comunidade na geração de negócios têxteis e de moda
Design de Moda

04 de maio de 2021