notícias colégio
Notícias
21 de junho de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Pedagogia UNIFEBE promove gincana de integração entre acadêmicos e familiares

O brincar do ontem e do hoje foi o tema da atividade desenvolvida pelos estudantes da 3ª e 5ª fases do curso.

Crianças, jovens, adultos e idosos. Todos juntos para brincar e redescobrir a importância da infância para o desenvolvimento pessoal. Foi com esse objetivo que o curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) promoveu a gincana de integração entre acadêmicos e seus familiares.

A atividade é resultado da disciplina de Jogos, Recreação e Lazer, do professor Gerson Luís Morelli, Keka, que propôs aos estudantes da 3ª e 5ª fase, relembrar as brincadeiras do tempo da vovó e do vovô e estudar o que é o brincar de ontem e de hoje. Keka explica que antes de promover a gincana, os acadêmicos do curso precisaram buscar vários artigos, que abordavam o tema. A partir disso, criaram questionários específicos para familiares e para as estudantes, para obter informações sobre os brinquedos e brincadeiras de cada geração.

Com os questionários respondidos e com o auxílio do professor, os estudantes compilaram as respostas e verificaram que alguns brinquedos e brincadeiras foram citados diversas vezes em muitos questionários. Os carrinhos de madeira, bonecas, pião, carriola, perna de pau e as brincadeiras como amarelinha, pega-pega, pula corda, esconde-esconde, ovo choco e cabra cega, por exemplo, lideram o ranking.

A partir disso, os avós, pais e irmãos dos acadêmicos foram convidados para participar da gincana, realizada em um sábado de manhã. Os participantes foram divididos em quatro equipes, todas elas com integrantes crianças, acadêmicos do curso e os familiares, como pais e avós.

“Montamos uma gincana de circuito com algumas das brincadeiras citadas por eles nos questionários e foi uma experiência muito divertida, pois envolvemos crianças de 4 anos com avós de até 80 anos. Além da diversão das brincadeiras, a atividade foi muito importante, pois promoveu esse encontro de gerações e essa integração entre as famílias. Por fim, todos puderam perceber o quanto o brincar é essencial para o desenvolvimento do ser humano”, complementa o professor Keka.

A acadêmica Rubia dos Santos Rodrigues e sua mãe também participaram da gincana. “Participar dessa atividade proposta pelo professor Keka foi muito legal, pois pudemos conhecer os brinquedos e brincadeiras da época dos nossos pais/avós. Foi uma manhã muito divertida, que nos trouxe conhecimentos e um entendimento maior sobre como as coisas funcionavam antigamente, e nos mostrou como podemos trabalhar essas brincadeiras nos dias de hoje com os nossos alunos”, evidencia a acadêmica.

Confira as fotos da gincana:

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

UNIFEBE promove IV Fórum de Prevenção de Desastre

UNIFEBE promove IV Fórum de Prevenção de Desastre


05 de novembro de 2013
Inscrições abertas para os Cursos de Pós-Graduação

Inscrições abertas para os Cursos de Pós-Graduação


17 de julho de 2007
UNIFEBE é palco para debate sobre reforma do Ensino Médio
UNIFEBE

UNIFEBE é palco para debate sobre reforma do Ensino Médio


23 de fevereiro de 2017
Skip to content