Brusque
Em Brusque, em torno de 200 professores acompanharam o diálogo “Ação Pedagógica na Creche”, que abordou o protagonismo infantil, com a necessidade de múltiplas experiências com os elementos da natureza, materiais não estruturados, música e literatura. Segundo a coordenadora de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Kormann, a ideia da formação foi enfatizar o quanto o corpo brincante das crianças precisa ser visto e respeitado no espaço educacional.
Há 16 anos como professora da rede municipal de Brusque, Daniela Fischer Zambonetti, foi uma das participantes da capacitação ministrada pelo curso de Pedagogia da UNIFEBE. Para ela, a fala das docentes trouxe um amplo repertório teórico e muitas referências, inclusive práticas que subsidiam o trabalho dos professores nos centros de educação infantil. “A formação nos permitiu também ver nossa docência com doçura e simplicidade nas ações. Enxergar o belo nos detalhes, nos elementos naturais e dar voz e protagonismo às nossas crianças, sem deixar de lado o conhecimento, o fundamento teórico que valida nossa prática. Meus colegas e eu gostamos muito desta manhã tão proveitosa”, relata Daniela.