05 de dezembro de 2023
Olga Luisa dos Santos

Pedagogia UNIFEBE recebe professoras da Rede Municipal de Ensino de Brusque

Temática do encontro foi Planejamento e Avaliação na Educação Infantil

As professoras da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Brusque, Jaqueline Merízio e Beatriz Amorim participaram da aula do Componente Curricular “Planejamento e Avaliação na Educação Infantil”, ministrada pela professora Giselly C. Mondardo Brandalise às acadêmicas da 5ª fase do curso de Pedagogia da UNIFEBE.

No encontro, as professoras conversaram sobre os princípios, práticas e as experiências das docentes, enfatizando a importância do foco na primeira infância. “Rodas de conversa como essa são necessárias para trazer à tona a realidade que, as práticas que tanto investigamos e idealizamos no decorrer da graduação, são possíveis de serem desenvolvidas na vida real, e possuem impacto significativo na vida das crianças, conforme estabelecem as leis e revelam os estudos científicos ao longo do tempo”, destaca a professora Giselly.

Segundo a professora, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, estabelece as orientações para a educação básica brasileira, sendo a educação infantil a primeira etapa. Para a primeira infância, deve-se garantir direito da criança de interagir e brincar nos espaços educativos, com a intenção por parte do professor, ou seja, a partir de atividades planejadas e que incidem nas diferentes faixas etárias e dimensões do desenvolvimento da criança: cognitivo, emocional, cultural, motor, entre outros. “Isso revela a importância de o professor planejar e avaliar, delimitando o que há de mais adequado para o desenvolvimento da criança durante sua permanência na escola, de acordo com seu contexto de inserção”, complementa a docente.

Para a acadêmica da 5ª fase, Rosiane de Syllos Hutiel Chiqueleiro, o relato das profissionais da rede complementou os conteúdos aprendidos em sala de aula. “Com a presença das professoras ficou claro a importância de um bom planejamento para a educação infantil. O quanto a documentação e as diferentes formas de registros são essenciais, e como os pensamentos e as reações das crianças ajudam os professores a conduzir o trabalho baseado em projetos”, enfatiza a estudante.

A professora Eliane Kormann, coordenadora do curso de Pedagogia, salienta que a vinda dessas professoras da rede municipal para dialogar com os acadêmicos, valoriza tanto a escola quanto o curso, pois a troca fortalece a prática da escola, bem como a prática da formação dos futuros pedagogos. “O Curso de Pedagogia precisa estar no campo prático constantemente, ora diretamente na escola, ora indiretamente com a vinda dos profissionais dos educandários. Quanto mais proximidade dos espaços educacionais os estudantes tiverem, relacionando teoria e prática, mais bem preparados estarão para a futura prática docente, desenvolvendo conhecimento, prática e engajamento, as três dimensões que a Base Nacional Comum de Formação propõe para os cursos de formação inicial de professores”, conclui a coordenadora.

Confira as fotos do bate-papo das estudantes com as professoras da rede:

Vestibular de verão da Acafe será realizado domingo na UNIFEBE

21 de novembro de 2014