notícias colégio
Notícias
13 de novembro de 2020
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Pesquisa sobre o armazenamento de energia fotovoltaica é apresentada por acadêmico da UNIFEBE no Congresso Nacional de Energias Renováveis

Estudante de Engenharia Civil, Denis Moresco, desenvolveu o trabalho como bolsista.

O acadêmico de Engenharia Civil do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), Denis Moresco, representou a instituição no Congresso Nacional de Energias Renováveis, Exergia e Sustentabilidade, com a apresentação de sua pesquisa sobre o armazenamento de energia fotovoltaica para abastecimento de veículos elétricos leves. O evento  foi realizado em Natal, no Rio Grande do Norte, e apresentado de maneira virtual, entre os dias 4 e 6 de novembro.

Orientado pelo professor Milton Augusto Pinotti, o estudante realizou uma análise quantitativa e qualitativa do potencial de geração de energia fotovoltaica, em diferentes padrões de residências, visando o armazenamento da energia para abastecimento de veículos elétricos leves. De acordo com Pinotti, o estudo foi desenvolvido a partir da problemática de irregularidade da produção de energia elétrica por fontes fotovoltaicas, visto que dependem diretamente das condições climáticas (radiação solar).

“Os veículos elétricos são considerados livres de emissão de carbono, desde que se leve em consideração todas as etapas da sua vida útil. Nesse sentido, só irão representar uma redução significativa na emissão de gases, para o efeito estufa, se o carregamento elétrico desses veículos for proveniente de fontes renováveis, como a geração fotovoltaica, por exemplo”, explica Pinotti.

Para estudar a implementação desses sistemas de armazenamento, professor e estudante compararam diferentes tecnologias e modelos de painéis fotovoltaicos, por meio do software PVSOL, tendo como base a irradiação e captação solar de Brusque. Denis lembra que o uso desses sistemas permite aumentar a perspectiva de produção, pois armazena o excedente de energia num determinado período e descarrega quando for necessário utilizá-la por completo.

“Nosso objetivo era comparar os potenciais geradores desses painéis e a capacidade deles de fornecer energia suficiente para abastecer a central de armazenamento. Com os resultados percebemos que as diferentes potências dos painéis e as áreas úteis das residências influenciaram diretamente no tempo de carregamento das baterias e limitaram o tempo de abastecimento dos veículos”, complementa Denis.

A supervisora de Pesquisa e Internacionalização da UNIFEBE, professora Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop, enfatiza que o trabalho foi desenvolvido por meio do Artigo 170, do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu). “O aluno bolsista do projeto de pesquisa desenvolve uma visão diferente da universidade, como um espaço de produção de conhecimento e novas perspectivas”.

Para o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, a aprovação da pesquisa em um congresso nacional evidencia o comprometimento da UNIFEBE em produzir conhecimento científico em benefício da sociedade. “É gratificante ver como nossos professores e acadêmicos estão engajados na busca por um mundo mais sustentável e consciente. Parabéns aos autores da pesquisa pela relevância do trabalho”, finaliza Gripa.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Presidente da OAB visita a Unifebe

Presidente da OAB visita a Unifebe


01 de março de 2007
Professor da UNIFEBE ensina Finanças pessoais em empresa
UNIFEBE

Professor da UNIFEBE ensina Finanças pessoais em empresa


23 de outubro de 2012
Processo Seletivo de Monitor para o Curso de Ciências Contábeis

Processo Seletivo de Monitor para o Curso de Ciências Contábeis


15 de maio de 2009
Skip to content