23 de setembro de 2015

Planejamento e gestão financeira abre semana de Ciências Contábeis

Em tempos de crise, o curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE escolheu o tema “Planejamento e Gestão Financeira” para dar início a sua XVIII Semana Acadêmica.
Na noite de terça-feira, 22 de setembro, o professor Antoninho Luiz Baldissera palestrou sobre o assunto no auditório bloco E, campus Santa Terezinha. Segundo ele, hoje, a gestão está se tornando mais importante do que o próprio produto e serviço.

“Para gerir uma empresa, é preciso conhecer as informações econômico-financeiras. Hoje, isso se estende para toda a empresa. Há alguns anos, isso era uma responsabilidade apenas da contabilidade ou controladoria; hoje, todos os setores devem saber fazer gestão, ainda mais em tempo de crise”, diz.

Baldissera fala ainda sobre a importância do monitoramento dos custos, principalmente, os de estrutura.
“É preciso também ter uma certa cautela em relação aos investimentos. Nesse momento essa questão deve ser olhada. Se a empresa exagerar nos investimentos, com financiamentos excessivos, isso certamente irá trazer problemas futuros e, mais para a frente a empresa pode até perder a capacidade de pagamento”, alerta.

Programação

Na quarta-feira (23), a programação continua às 19h no auditório do bloco E com a palestra ÉTICA x Responsabilidade Civil, Penal e Social do profissional da Contabilidade, ministrada por José Mateus Hoffmann. A palestra é direcionada aos alunos das fases finais do curso.

Padilha explica que atualmente a profissão contábil é uma das mais normatizadas, tornando-se necessário que o profissional tenha conhecimento da legislação que norteia a sua profissão, bem como os riscos e penalidades que está sujeito no dia a dia no exercício.

“Colocar isso em evidência aos acadêmicos da 5ª a 8ª fase, é fazer que eles tenham uma noção do que esperam para frente, principalmente, agora aqueles que estão em fase final do curso”, afirma.

O encerramento da semana será quinta-feira (24), a partir das 19 horas, no auditório do bloco C, campus Santa Terezinha. O professor Nelson Hein apresentará a palestra Mineração Contábil: procurando e entendendo dados contábeis. O evento é aberto a todos os estudantes do curso e à comunidade. Mais informações em: cienciascontabeis@unifebe.edu.br

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br