O professor do curso de Medicina, o ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana, João Paolo Bilibio, representou a UNIFEBE no 27º Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida. O evento científico sobre o tema foi realizado entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, em Sergipe, e reuniu pesquisadores da área e profissionais do Brasil e do mundo.
Na ocasião, o professor ministrou uma aula sobre a falha recorrente na implantação de embriões, as pesquisas já realizadas sobre o tema, como abordar os casais que passam por esse problema na fertilização in vitro e o que investigar nesses casos.
O curso de Medicina da UNIFEBE também participou do evento com a aprovação de trabalhos científicos na categoria E-pôster. Orientados pelo professor João, os acadêmicos Gabriel Enrico Andrigheto, José Armando Boos Vásquez e Letícia Mocellin, em parceria com o curso de Medicina da Universidade Federal do Pará, com o FertiBC – Centro de Reprodução Humana de Balneário Camboriú e com o Pronatus- Centro de Reprodução Humana do Pará, têm pesquisado sobre as causas de aborto de repetição, seus fatores imunológicos e trombofílicos.
Já as estudantes Lígia König e Maria Eduarda Branco, sob a orientação do professor João Paolo Bilibio, participaram de uma pesquisa sobre o impacto da Covid-19 na saúde mental das mulheres que tentam fazer a inseminação. O trabalho aprovado no 27º Congresso Brasileiro integra a pesquisa multicêntrica realizada em conjunto com Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e com os Centros de Reprodução Humana de Balneário Camboriú, FertiBC, Insemine, do Rio Grande do Sul e Pronatus, do Pará.
O professor, médico e pesquisador também teve mais um trabalho científico aprovado no evento, com foco em método de seleção de espermatozoides para fertilização in vitro. “Foi um prazer representar a UNIFEBE em um evento deste porte e acompanhar os estudantes de Medicina da instituição nesta área que ultrapassa os conteúdos apresentados em sala de aula. As pesquisas fazem parte do Trabalho de Conclusão de Curso desses acadêmicos e esperamos que elas sejam publicadas em revistas científicas reconhecidas, possibilitando disseminar ainda mais esses conhecimentos”, enfatizou o professor.
O evento
O 27º Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida foi realizado este ano em Aracaju, Sergipe. Com palestrantes nacionais e internacionais, o evento promoveu discussões sobre técnicas de inovação em processos reprodutivos, atualizações em tratamentos, protocolos de indução e resultado, inteligência artificial aplicada aos processos reprodutivos, genética e tecnologias em laboratórios.
O coordenador do curso de Medicina da UNIFEBE, doutor Osvaldo Quirino de Souza, parabenizou o docente e os alunos pela participação. “Nosso curso de Medicina tem alçado voos promissores no mundo científico e isso representa muito para o futuro da Medicina. Um de nossos objetivos é que estes estudantes percebam a importância de buscar, no conhecimento científico, aprimorar e melhorar os atendimentos, diagnósticos e tratamentos. Parabéns pelo belo trabalho”, salientou o coordenador.