notícias colégio
Notícias
13 de setembro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Professor de Medicina da UNIFEBE ministra palestra no 27º Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida

Professor e ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana, João Paolo Bilibio, falou sobre falha recorrente na implantação de embriões

O professor do curso de Medicina, o ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana, João Paolo Bilibio, representou a UNIFEBE no 27º Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida. O evento científico sobre o tema foi realizado entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, em Sergipe, e reuniu pesquisadores da área e profissionais do Brasil e do mundo.

Na ocasião, o professor ministrou uma aula sobre a falha recorrente na implantação de embriões, as pesquisas já realizadas sobre o tema, como abordar os casais que passam por esse problema na fertilização in vitro e o que investigar nesses casos.

O curso de Medicina da UNIFEBE também participou do evento com a aprovação de trabalhos científicos na categoria E-pôster. Orientados pelo professor João, os acadêmicos Gabriel Enrico Andrigheto, José Armando Boos Vásquez e Letícia Mocellin, em parceria com o curso de Medicina da Universidade Federal do Pará, com o FertiBC – Centro de Reprodução Humana de Balneário Camboriú e com o Pronatus- Centro de Reprodução Humana do Pará, têm pesquisado sobre as causas de aborto de repetição, seus fatores imunológicos e trombofílicos.

Já as estudantes Lígia König e Maria Eduarda Branco, sob a orientação do professor João Paolo Bilibio, participaram de uma pesquisa sobre o impacto da Covid-19 na saúde mental das mulheres que tentam fazer a inseminação. O trabalho aprovado no 27º Congresso Brasileiro integra a pesquisa multicêntrica realizada em conjunto com Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e com os Centros de Reprodução Humana de Balneário Camboriú, FertiBC, Insemine, do Rio Grande do Sul e Pronatus, do Pará.

O professor, médico e pesquisador também teve mais um trabalho científico aprovado no evento, com foco em método de seleção de espermatozoides para fertilização in vitro. “Foi um prazer representar a UNIFEBE em um evento deste porte e acompanhar os estudantes de Medicina da instituição nesta área que ultrapassa os conteúdos apresentados em sala de aula. As pesquisas fazem parte do Trabalho de Conclusão de Curso desses acadêmicos e esperamos que elas sejam publicadas em revistas científicas reconhecidas, possibilitando disseminar ainda mais esses conhecimentos”, enfatizou o professor.

O evento

O 27º Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida foi realizado este ano em Aracaju, Sergipe. Com palestrantes nacionais e internacionais, o evento promoveu discussões sobre técnicas de inovação em processos reprodutivos, atualizações em tratamentos, protocolos de indução e resultado, inteligência artificial aplicada aos processos reprodutivos, genética e tecnologias em laboratórios.

O coordenador do curso de Medicina da UNIFEBE, doutor Osvaldo Quirino de Souza, parabenizou o docente e os alunos pela participação. “Nosso curso de Medicina tem alçado voos promissores no mundo científico e isso representa muito para o futuro da Medicina. Um de nossos objetivos é que estes estudantes percebam a importância de buscar, no conhecimento científico, aprimorar e melhorar os atendimentos, diagnósticos e tratamentos. Parabéns pelo belo trabalho”, salientou o coordenador.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

UNIFEBE participa de Fórum de atenção às violências

UNIFEBE participa de Fórum de atenção às violências


14 de novembro de 2012
Visita técnica aproxima acadêmicos da UNIFEBE da rotina de gestão de academia
Educação Física

Visita técnica aproxima acadêmicos da UNIFEBE da rotina de gestão de academia


16 de junho de 2023
Oficinas de pedagogia integram acadêmicos

Oficinas de pedagogia integram acadêmicos


28 de outubro de 2010
Skip to content