notícias colégio
Notícias
19 de novembro de 2019
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Plano de Mobilidade Urbana é apresentado em Audiência Pública na Câmara de Vereadores

Na ocasião, vereadores e comunidade conheceram as propostas.

A comissão técnica do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) apresentou na noite de quinta-feira (14), o projeto final do Plano de Mobilidade Urbana. Em Audiência Pública realizada na Câmara de Vereadores, comunidade e Poder Legislativo conheceram as propostas feitas com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana do município.

A professora de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE e presidente da comissão, Patrícia Kuwer, iniciou a apresentação lembrando que o projeto final que será entregue à prefeitura foi desenvolvido após muitas pesquisas, oficinas realizadas nos bairros e audiências para ouvir o que a população pensa sobre a mobilidade urbana de Brusque.

O Plano Municipal de Mobilidade Urbana foi elaborado pela UNIFEBE e prefeitura, com a consultoria do doutor em Gestão de Trânsito e professor da Universidade de Karlsruhe, na Alemanha, Christoph Hupfer.

Para elaborar as propostas, a equipe contou com o auxílio do software de simulação computacional PTV Visum. Muito utilizado na Alemanha, esse software revelou a eficiência e os impactos das propostas elencadas.

Dentre os tópicos apresentados para melhorar a mobilidade urbana de Brusque está o uso das bicicletas. O projeto propõe ampliar para mais de 100 quilômetros as vias cicláveis no município e a integrar o meio de locomoção com outros modais. Como por exemplo, fazer parte do percurso de bicicleta e outra parte pelo transporte público, podendo levar a bike no ônibus.

Como incentivo aos pedestres, o plano sugere a criação de projetos como o “Selo Calçada Amiga”, que beneficiaria o morador que adequar a calçada ao padrão proposto pelo município. Sobre transporte público, uma das propostas é a organização das linhas de ônibus e a criação de um novo sistema com 15 linhas. Diferente de como é feito hoje, o plano cita a conexão de passageiros com outras linhas, não apenas no terminal.

“Hoje quem sai da Águas Claras e precisa ir para a Santa Terezinha, por exemplo, precisa ir até no terminal e trocar de ônibus sem precisar pagar outra tarifa. A ideia é que essa conexão seja feita em outros pontos, que tenham uma boa infraestrutura e possam oferecer informações de horários em tempo real”, destaca Patrícia.

Além do tradicional ônibus, foram apresentadas outras sugestões de transporte público coletivo, como o hidroviário, pelo rio Itajaí-Mirim, e o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

Propostas estas sugeridas a longo prazo, e que necessitam estudos aprofundados para verificação da sua viabilidade.

O Plano de Mobilidade Urbana também propõe o prolongamento da Avenida Beira Rio em direção ao bairro Dom Joaquim, e a construção de novas pontes de acessos entre bairros e importantes vias de ligação.

Para melhorar a segurança e o fluxo de pedestres e ciclistas, são sugeridas readequações de vias centrais, com arborização, vagas-viva (vagas de estacionamento dando lugar a novos locais de uso público), e alargamento das calçadas e ciclovias.

No plano também são propostos programas educativos sobre segurança no trânsito e um plano de redução de acidentes e gestão de estacionamentos rotativos. “A solução para melhorar a mobilidade urbana é diminuir o uso dos carros, mas para isso a população precisa se sentir confortável e segura em usar o transporte coletivo e a bicicleta”, enfatiza Patrícia.

Após a apresentação, a população foi convidada a comentar sobre as propostas. A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, destaca que o Plano de Mobilidade Urbana de Brusque é uma importante parceria em prol da sociedade.

“Com o conhecimento técnico dos nossos professores, com o apoio dos nossos parceiros da Alemanha e da prefeitura, desenvolvemos esse plano completo com dados e propostas a serem feitas em curto, médio e longo prazo. É gratificante ver o resultado final desse trabalho tão importante para o futuro da nossa cidade”, conclui a reitora.

Depois de entregue, a prefeitura encaminhará para a Câmara de Vereadores o projeto de lei que institui o Plano de Mobilidade Urbana. Se aprovado, o projeto retorna ao executivo para a sanção e publicação da lei.

 

 

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Liga Acadêmica de Cardiologia da UNIFEBE conquista 3º lugar no Desafio de Ligas do 18º Congresso Catarinense de Cardiologia
Medicina

Liga Acadêmica de Cardiologia da UNIFEBE conquista 3º lugar no Desafio de Ligas do 18º Congresso Catarinense de Cardiologia


12 de setembro de 2023
Coordenador de Engenharia apresenta projeto em reunião do CDR

Coordenador de Engenharia apresenta projeto em reunião do CDR


22 de agosto de 2011
Entrevista para a Função de Estagiário no Núcleo de Informática

Entrevista para a Função de Estagiário no Núcleo de Informática


25 de janeiro de 2010
Skip to content