notícias colégio
Notícias
27 de maio de 2019
por: Andreia Pinheiro
Arthur Timm

Pós-graduação da UNIFEBE realiza primeira Semana Acadêmica

Evento foi promovido pelos cursos de MBA em Gestão de Pessoas e Coaching e MBA em Coaching e Consultoria Executiva: Ênfase em Pessoas & Negócios

De 21 a 23 de maio foi realizada a 1ª Semana Acadêmica dos cursos de Pós-graduação do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Promovido pelos cursos de MBA em Gestão de Pessoas e Coaching e MBA em Coaching e Consultoria Executiva: Ênfase em Pessoas & Negócios, o evento contou com a participação de alunos, de professores e da comunidade.

Foram proferidas seis palestras alinhadas ao tema principal: A Integralidade do Ser: uma dialética sistêmica e inovadora para o desenvolvimento do Professional Self. Segundo a coordenadora dos cursos, professora Jô Rosa, o objetivo foi discutir a integralidade do Ser Humano, aprofundando conhecimentos relativos aos processos pessoais, profissionais e sociais da mudança, com foco na dinâmica do autoconhecimento e do desenvolvimento positivo.

Cerca de cem pessoas participaram de cada uma das noites de evento. As palestras foram feitas por professores especialistas em seus assuntos de debate, renomados em suas áreas de atuação no mercado, integrantes do corpo docente dos cursos de pós-graduação da UNIFEBE e demais profissionais convidados.

Confira a síntese das palestras

Antropologia do ser: relações e conexões

Conforme o palestrante Giorgio Senestri, é preciso que cada um olhe para as suas origens e considere seu processo histórico com o objetivo de ter a compreensão do hoje. Devemos estar atentos ao presente. Isso está atrelado a um novo conceito, o Coaching Orgânico, que enfatiza a humanização do processo, indo além dos métodos e das técnicas do coaching tradicional. Compreende-se que o ser humano não é fechado em um sistema único, mas é aberto a diversas possibilidades. Nesse sentido, considera-se que existe uma complexidade de leitura que impacta diretamente na maneira com a qual o sujeito se relaciona consigo mesmo e com os demais.

 

O que é ser humano: realidade e interpretação

O palestrante Delfino Pellegrini Andrade explicou o ser “Ser Humano”. Partindo de uma origem humana, o palestrante explicou que o que leva cada um a assumir-se como “ser humano” é a constituição histórica de cada indivíduo. O “ser” acontece no “fazer”, isso ocorre pela construção da história de vida das interpretações da realidade de cada indivíduo.

 

Autoconhecimento: o primeiro passo para o planejamento

Pensar no hoje como ponto de partida para qualquer planejamento foi o centro da palestra ministrada pelo professor Fabiano Goldacker. Em sua fala, enfatiza que o “hoje é o ponto zero”, o momento ideal e único que se tem possibilidade de ação.  O autoconhecimento está relacionado a perceber onde se está para compreender o que fazer para chegar aos objetivos pretendidos. Conhecer-se tem a ver com entender seu perfil, preferências e habilidades para, a partir disso, traçar estratégias pessoais e profissionais.

 

O sentido da vida e da felicidade na construção de uma carreira de sucesso  

A coordenadora do curso, professora Jô Rosa, abordou sobre a importância de compreender o sentido da vida. Diz que quando o ser humano encontra sua essência, pode exercer uma carreira e uma profissão tendo uma vida com significado, alinhada com seu propósito. Conforme a palestrante, a felicidade é uma emoção, resultante de dois fatores: 1) de reações químicas e biológicas, vinculadas ao sistema nervoso, que liberam endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina, hormônios que trazem sensação de prazer e bem-estar e, 2) da nossa concepção da realidade, que, por sua vez, influenciará nossa produção biológica de felicidade.

 

Sistema corpo e mente: uma poderosa conexão para a gestão emocional

O “como falar” é mais importante de “o que falar”. A partir dessa perspectiva, a palestrante Julianna Berto apontou que 93% da comunicação humana é considerada não verbal, sendo que, destes, 55% é apenas corporal e 38% é a entonação da voz e, apenas 7% é o conteúdo. Com base nos dados, a professora realizou exercícios de “postura de poder”, tais como mãos na cintura (Mulher Maravilha) e mãos para cima (ato feito pelos vencedores de competições). Experiências apontam que permanecer por alguns minutos nessas posições aumentam os níveis de testosterona, hormônio que auxilia a dar mais confiança na tomada de decisão.

 

As constelações sistêmicas como ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional

A piscoterapeuta Jacineide Minela Knihs explicou que cada um nasce com uma carga genética de gerações. Assim sendo, há comportamentos do sistema familiar que são reproduzidos no sistema de trabalho, sobretudo de forma inconsciente. A teoria das constelações familiares fala sobre pertencimento, ordem e equilíbrio, leis que regem os relacionamentos. Nas empresas, engajamento, conhecimento e capacidade cognitiva são importantes na escolha dos profissionais, mas o equilíbrio emocional é uma das mais importantes características.

Galeria de fotos

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Projeto Melhor Idade UNIFEBE e Rede Laço entrega kits de higiene pessoal para moradores da Casa de Assistência Dilony
Solidariedade

Projeto Melhor Idade UNIFEBE e Rede Laço entrega kits de higiene pessoal para moradores da Casa de Assistência Dilony


29 de novembro de 2021
Reitora da Unifebe participa do planejamento estratégico da Acafe

Reitora da Unifebe participa do planejamento estratégico da Acafe


14 de abril de 2008
Últimas vagas para Seleção pelo Histórico Escolar – 2011.1

Últimas vagas para Seleção pelo Histórico Escolar – 2011.1


12 de janeiro de 2011
Skip to content