22 de novembro de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Práticas de higiene no manuseio de alimentos são ensinadas pelos acadêmicos de Engenharia Química da UNIFEBE aos estudantes da Escola de Educação Básica Padre João Stolte

Atividade foi realizada na Curricularização da Extensão

Cuidados com a higiene e manipulação de alimentos são essenciais para controlar a contaminação, impedindo o desenvolvimento de problemas ligados à intoxicação e doenças associadas à alimentação. Para abordar a importância das boas práticas na fabricação, conservação e manuseio dos alimentos, o curso de Engenharia Química da UNIFEBE desenvolveu uma série de ações com os estudantes do ensino médio da Escola de Educação Básica Padre João Stolte, de Botuverá.

A coordenadora do curso, professora Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop, explica que para tratar dos assuntos de uma forma didática e próxima do dia a dia dos estudantes, os acadêmicos promoveram uma oficina de fabricação de pão de queijo e confeccionaram panfletos com informações sobre bons hábitos de higiene e a importância da Engenharia Química na indústria alimentícia. No material entregue aos alunos, os acadêmicos acrescentaram também dados sobre as reações químicas de cada ingrediente presente no pão de queijo.

“Mostrar aos estudantes como a Engenharia Química está presente em nosso cotidiano foi um dos objetivos que alcançamos com a atividade, além de aproximarmos o conhecimento científico dos estudantes do Ensino Médio. Com a curricularização da extensão tivemos dias divertidos, de troca de experiências e de muito aprendizado”, salienta a professora Rafaela.

Possibilidades

A curricularização da extensão tem proporcionado que os estudantes de graduação conheçam, na prática, as possibilidades de atuação de suas profissões. “Foi uma atividade muito diferente do que estamos acostumados, mas muito reveladora, pois entender as funções da engenharia na indústria de alimentos nos abre um leque de futuras opções em nossa carreira profissional”, comenta a acadêmica da 2ª fase de Engenharia Química, Patrícia Cardeal.

Curricularização da Extensão

Constituída por meio da Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, pelo Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior, o documento que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014- 2024.

De acordo com a resolução, a Extensão deve se integrar à matriz curricular dos cursos e promover a interação entre as instituições de ensino e a sociedade, por meio da troca de conhecimentos, cultura e diálogo. As atividades devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular. Essa determinação começou a ser implantada pela UNIFEBE no primeiro semestre de 2020, com as primeiras fases de todos os cursos de Graduação. Neste semestre, estudantes da 2ª e 4ª fase participaram das intervenções.

O pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, explica que a Curricularização da Extensão integra a formação acadêmica dos estudantes, promovendo intervenções que estimulam a construção e o desenvolvimento do aluno como cidadão.

Por meio de projetos, programas, cursos, oficinas, eventos e até prestação de serviços, a Curricularização da Extensão articula ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico. “O estudante contribui com a comunidade por meio de atividades relacionadas à sua formação universitária, oportunizando assim um diálogo construtivo e transformador entre a universidade e a sociedade”, destaca Gripa.

As atividades desenvolvidas presencialmente, neste semestre, seguiram todos os protocolos de segurança em saúde.

Editora UNIFEBE publica duas novas obras
Universidade Comunitária