25 de abril de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Práticas pedagógicas da Educação Infantil da rede municipal de ensino são apresentadas às acadêmicas de Pedagogia da UNIFEBE

Plano de trabalho foi apresentado pela Secretaria Municipal de Educação de Brusque

Com a chegada da segunda etapa do Estágio Supervisionado I na Educação Infantil, que prevê por meio da observação a realização do diagnóstico de campo, a Orientadora de Estágio, professora Eliani Aparecida Busnardo Buemo, promoveu uma conversa entre as acadêmicas da 5ª fase de Pedagogia da UNIFEBE e a coordenadora pedagógica da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Brusque (SEME), a professora Fabrine Verdi de Oliveira Silva da Rosa.

No bate-papo, Fabrine apresentou às acadêmicas as práticas pedagógicas adotadas pela SEME nos Centros de Educação Infantil do município. “Promovemos esse encontro para que elas já tenham um conhecimento prévio das práticas pedagógicas da Educação Infantil, antes de iniciarem a observação no campo de estágio. Nesse semestre, nossas acadêmicas irão a campo no Centro de Educação Infantil (CMEI) Sofia Dubiella, no bairro Santa Rita, entre os dias 25 de abril a 6 de maio. Essa aproximação com a Secretaria Municipal de Educação é essencial para que elas se sintam acolhidas e mais bem preparadas nessa etapa em que é necessário sair da sala de aula e observar a prática profissional na sua essência, a partir de indicadores estabelecidos pelas Professoras Orientadoras e expressos em um diário de bordo”, explica a coordenadora de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Kormann.

A acadêmica Rubia dos Santos Rodrigues conta que a conversa com a coordenadora pedagógica da rede municipal aprimorou ainda mais o conhecimento das estudantes sobre a Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Brusque. “A palestra contribuirá para a realização do nosso estágio no CMEI, pois abordou os princípios orientadores da educação, o planejar e o compromisso com a educação infantil. O estágio é uma experiência muito importante, pois oportuniza vivências únicas e aprimora nosso desenvolvimento e aprendizagem na formação de futuras pedagogas”, comenta Rubia.

Além das acadêmicas, as professoras orientadoras do Estágio Supervisionado I, Eliani Aparecida Busnardo Buemo e Gissele Prette, acompanharam esse diálogo. Após a segunda etapa de observação, as acadêmicas iniciam a terceira, que prevê a elaboração dos Planos de Ação, que serão aplicados no Estágio II, no próximo semestre.

Formação Continuada 2015 traz avaliação, políticas e práticas educativas como tema

28 de janeiro de 2015
Estudantes do Colégio UNIFEBE podem concorrer à bolsa na Universidade de Jaén, na Espanha

31 de janeiro de 2024