01 de novembro de 2022
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Primeira etapa do Complexo Esportivo UNIFEBE será concluída no início de 2023

Local contará com espaços para a prática de diversas modalidades esportivas

A partir de 2023, os acadêmicos da UNIFEBE e os alunos do Colégio UNIFEBE passarão a ter um espaço próprio para a prática de atividades esportivas. A primeira etapa da construção do Complexo Esportivo UNIFEBE contará já no início do próximo ano letivo com campo de futebol, quadra de areia e pista com áreas para a prática de diversas modalidades de atletismo como corrida, salto em distância e lançamento de dardos. Além disso, os estudantes terão no espaço acesso a sanitários, vestiários, depósito para materiais esportivos e arquibancada com capacidade para aproximadamente 180 pessoas. O local integra as melhorias realizadas no campus e foi pensado para atender toda a comunidade acadêmica e escolar.

A conclusão dos espaços para práticas esportivas ao ar livre é o primeiro passo na construção de um complexo em uma área total de 3.977, 99m² que ainda terá um ginásio coberto com quadra com medidas oficiais, academia, diversas salas com ampla finalidade multiuso, enfermaria, sala do árbitro, cabines de imprensa, depósitos, sanitários e vestiários acessíveis. O local também prezará pela sustentabilidade, com captação de água da chuva, arquitetura projetada para aumentar a capacidade de receber iluminação natural e rampas e elevadores para pessoas com deficiência física. A obra do ginásio, que terá capacidade para 400 pessoas na arquibancada, e a conclusão total do Complexo tem previsão para 2024.

O professor Karol Carminatti, responsável pelo projeto arquitetônico da obra, revela que a arquitetura do ginásio será inovadora. “As paredes do térreo serão de vidro, pois queremos que as pessoas do lado de fora consigam enxergar os estudantes, praticando essas atividades. Todo projeto foi desenvolvido de forma técnica e criteriosa, ouvindo sugestões de coordenadores e professores”, detalha.

De acordo com a professora Rosemari Glatz, presidente da Fundação Educacional de Brusque (FEBE) e reitora da UNIFEBE, a obra é um marco na história da instituição. “É bastante significativo que a primeira etapa do complexo seja concluída no início de 2023, quando completaremos os 50 anos da fundação. Nossos alunos do Colégio UNIFEBE e os acadêmicos da Graduação já poderão usufruir dessa estrutura logo ao iniciarem o ano letivo. Esse espaço mostra o quanto consideramos o esporte um elemento essencial na formação dos estudantes e no desenvolvimento da sociedade”, assegura a reitora.

Quem também comemora o novo local é o professor Leonardo Ristow, diretor do Colégio UNIFEBE. “O complexo será muito importante para o colégio, já que poderemos realizar muitos projetos que temos, como a oferta de aulas de modalidades esportivas de forma extracurricular, além das aulas de Educação Física. A prática de atividades físicas é essencial para os alunos, pois eles desenvolvem habilidades como resiliência, trabalho em equipe, disciplina e respeito”, assegura o diretor Leonardo.

Educação Física

Os acadêmicos do curso de Educação Física poderão utilizar o espaço para pôr em prática seus conhecimentos teóricos. Isso porque o ginásio terá salas para prática de pilates, danças, yoga, academia, além da quadra multiuso, que inclusive estará apta para receber partidas oficiais de modalidades como basquete, vôlei, handebol e futsal.

Coordenador do curso, o professor João Derli de Souza Santos, considera que o Complexo será um local que contribuirá para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. “Esse espaço fará com que nossos alunos tenham total acesso a uma estrutura moderna e atualizada com os conteúdos que são passados em sala de aula. O Complexo foi criteriosamente planejado para atender as demandas do curso, de forma que possamos formar profissionais de excelência”, conclui.

Com o Complexo Esportivo, a FEBE pretende ampliar o incentivo à prática esportiva, utilizando o espaço para promover competições e jogos universitários.

Confira fotos do projeto:

Gincana de Administração promove confraternização e ação social

Gincana de Administração promove confraternização e ação social