notícias colégio
Notícias
14 de julho de 2015

Primeira noite de Ciclo de Palestras fala sobre desenvolvimento econômico e defesa civil

O Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE sediou na segunda-feira, 13, a primeira noite do Ciclo de Palestras do Ciclo de Palestras Estratégicas de Santa Catarina. Aproximadamente 90 pessoas prestigiaram o evento no auditório do bloco C, campus Santa Terezinha.

As próximas palestras serão realizadas nos dias 20 e 27 de julho, e no dia 10 de agosto, a partir das 19 horas. O encerramento deve contar com a participação do governador do Estado, João Raimundo Colombo. Os dois primeiros temas falaram sobre desenvolvimento econômico e defesa civil.
Segundo o reitor Günther Lother Pertschy, é com satisfação que a UNIFEBE abre suas portas para receber as palestras do evento.

“Como instituição comunitária, ficamos muito felizes em poder receber essas discussões de extrema importância para o desenvolvimento do Estado é fantástico. Esse é o nosso papel”, afirma.

Durante a abertura do evento, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Brusque, Ewaldo Ristow Filho destacou que as palestras serão uma boa forma de aproximação com o Governo do Estado.

“É um momento único para o público presente e esperamos que os próximos encontros possam, assim como esse, gerar importantes discussões”, pontuou.

Segundo o secretário de Estado de Assuntos Estratégicos, Geraldo Althoff, o evento é um momento importante para gerar reflexão e mudança. “São oito temas de políticas públicas já consolidadas para refletir com a sociedade alternativas e possíveis soluções para muitas delas. Pode se imaginar que nada de novo possa acontecer, mas com certeza, conversando, a sociedade nos induz e traz soluções para os problemas”, diz.

Palestras

A primeira palestra foi apresentada pelo diretor de Desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Jean Carlos Vogel. Ele falou sobre os 13 Centros de Inovação de Santa Catarina, entre eles, o que será construído em Brusque.

“O processo desenvolvido agora é paralelo às construções. Estamos trabalhando na capacitação, no desenvolvimento do software (prédio) e em como esses Centros irão funcionar. Para isso, precisamos da tríplice hélice: empresas, academia e Governo. Os três precisam funcionar de forma coordenada e conjunta”, diz.

Segundo o diretor da SDS, atualmente seis centros estão em construção no Estado. Sobre o Centro de Brusque, Voguel esclarece que em breve deve ser definido o local de construção para o andamento do projeto.

“O secretário Carlos Chiodini e o Governador devem alinhar essa decisão nos próximos dias. Os recursos estão garantidos, o comitê já está formado e passando por capacitações”, explica.

Depois, o secretário de Estado de Defesa Civil, Milton Hobus, apresentou algumas das obras em andamento, como: a barragem de Taió, mini barragens no Alto Vale e a barragem de Botuverá, que atualmente aguarda liberação de licenças ambientais.

“Esta obra é fundamental para a cidade e região de Brusque e irá auxiliar também Itajaí. Ela fará o trabalho de proteção. Permitirá que os municípios da região possam usar essa água de boa qualidade, e também irá evitar a falta de água em alguns períodos, sem contar na geração de energia elétrica”, frisou.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues/ SDR
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

 

Postagens relacionadas

Processo Seletivo Docente 2010/1 – 1° Termo Aditivo

Processo Seletivo Docente 2010/1 – 1° Termo Aditivo


05 de novembro de 2009
Inspetores do CREA visitam a Unifebe

Inspetores do CREA visitam a Unifebe


28 de outubro de 2011
Mudança na coordenação do Curso de Letras

Mudança na coordenação do Curso de Letras


02 de agosto de 2005
Skip to content