23 de março de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Primeira semana do Executa 2023 é marcada por palestras e lives

Acadêmicos realizarão pesquisas e desenvolverão um produto feito com resíduos para aplicar em uma casa sustentável

A primeira semana do Executa, que neste ano tem como tema “Inovação no Saneamento” abordou temas como manejo de resíduos sólidos, reaproveitamento de resíduos da construção civil, planejamento urbano e tratamento de esgoto. Acadêmicos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo assistiram durante toda a semana palestras, capacitações e lives sobre as temáticas para posteriormente realizarem pesquisas e apresentarem suas ideias e protótipos na construção de uma casa sustentável.

O evento integrou a programação da XIV Semana de Engenharia do Clube de Engenharia Arquitetura e Agronomia de Brusque (CEAB), que contou com o apoio da Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-SC) e do Comitê de Sustentabilidade da UNIFEBE.  Os estudantes tiveram contato com palestrantes de outras cidades, estados e até de outro país (Portugal).

Neste semestre, o Executa também sediou o evento “Inovar é Começar”, promovido pelo IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil, Núcleo Brusque, por meio de um bate-papo com a arquiteta Débora Ciociola, da Jaime Lerner Arquitetos Associados, de Curitiba (PR).

De acordo com a professora Vivian Siffert Wildner, coordenadora do curso de Engenharia Civil, os acadêmicos aprofundaram os temas por meio de situações do cotidiano de empresas especializadas, além de ampliarem seus conhecimentos sobre legislação e regulação do segmento. “A partir desse aprendizado, ao longo de 2023 os acadêmicos dos dois cursos desenvolverão pesquisas, ideação e um protótipo de um produto utilizando resíduos para aplicar na construção de uma casa sustentável”, revela.

Para a docente, a semana foi um sucesso, pois contou com grande participação acadêmica e integração com diversas entidades. “De dentro da universidade, podem ser desenvolvidas soluções viáveis para contribuir para a reutilização de resíduos. Os acadêmicos puderam perceber a problemática da geração e destinação de resíduos e agora podem pensar em alternativas para reaproveitar esses resíduos transformando-os em produtos que podem ser utilizados em uma construção sustentável”, comenta a professora.

Acadêmico de Engenharia Civil, George Lucas Sens, acredita que a primeira semana do Executa proporcionou aos alunos grandes esclarecimentos sobre a importância do pensamento sustentável na construção. “As palestras nos mostraram os desperdícios exagerados da construção e propuseram aos alunos alternativas para que se mudasse isso. A primeira semana do executa foi informativa e trouxe conhecimentos necessários para um novo pensamento”, opina.

Já Bruno Pavesi, estudante de Arquitetura e Urbanismo afirma que as palestras aumentaram seu conhecimento sobre criação de produtos a partir de algo reciclável. “Esses encontros abriram um leque de oportunidades e pensamentos críticos sobre o tema. Foi muito proveitoso e sinto que projetos muito interessantes serão desenvolvidos pelos alunos”, projeta Bruno.

“A proposta do Executa desenvolve habilidades que aliam a teoria e a prática. Essas palestras e capacitações trarão aos estudantes um maior embasamento para a realização do trabalho proposto. Temos uma expectativa muito positiva em relação aos projetos que serão apresentados pelos alunos”, conclui o professor Marcelius Oliveira de Aguiar, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Fotos: UNIFEBE e IAB

Atos Oficiais para a Eleição do Reitor do Centro Universitário de Brusque – Unifebe

06 de outubro de 2006
Inscrições abertas para assistir às bancas de TCC e estágio 2022.2