22 de junho de 2006

Proerd é tema de pesquisa na Unifebe

O Proerd – Programa de Resistência às Drogas e à Violência foi tema de um Trabalho de Conclusão de Curso em Direito da Unifebe. O Proerd é um programa com caráter preventivo desenvolvido pela Polícia Militar, com o objetivo de desenvolver nas crianças a capacidade de resistir às drogas e a violência.

O acadêmico Amarildo da Silva desenvolveu a monografia “O Proerd como instrumento de prevenção ao uso de drogas”, com orientação do professor Rogério Ristow. Amarildo, que atua como policial militar e instrutor do Proerd, foi um dos responsáveis pela implantação o Programa de Resistência às Drogas e à Violência em Brusque, em 1999.

A monografia de Amarildo da Silva traça um perfil do Proerd, implantado no Brasil em 1992, com base no programa norte-americano DARE. Implantado pelo Departamento de Polícia de Los Angeles (EUA) junto ao Distrito Escolar, o DARE obteve sucesso ao aplicar de forma didática lições de prevenção ao uso de drogas à crianças e adolescentes.

O Trabalho de Conclusão de Curso de Amarildo foi apresentado a uma banca composta pelo orientador do trabalho e mais dois professores e obteve a nota máxima. “Deveríamos ter mais gente para ouvir a apresentação, que foi uma verdadeira aula sobre o Proerd, pois o assunto é de extrema relevância à sociedade”, afirmou o avaliador Eroni José Salles.

Nos próximos dias o formando Amarildo da Silva fará a revisão gramatical e encadernará o trabalho que, em seguida, será encaminhado à Biblioteca Acadêmica da Unifebe, onde permanecerá à disposição da comunidade. “É um trabalho de fácil compressão e muito importante para pesquisa”, ressalta o professor Rogério Ristow.

Segundo Amarildo, não havia registros das diretrizes do Proerd e foi o que o motivou a escolher como tema para seu trabalho. “Na monografia eu apresento a estrutura do Proerd e analiso as condições do programa para atender sua proposta de prevenção e redução do uso de drogas”, destaca.

Mais informações sobre o Curso Direito da Unifebe, com o coordenador Mauro César dos Santos, pelo e-mail maurografia@unifebe.edu.br ou pelo telefone (47) 3350 4448 ramais 215 ou 237.

Professoras da UNIFEBE apresentam trabalho em Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia
Fisioterapia

14 de novembro de 2023
Unifebe prorroga inscrições para MBA – Gestão da Cadeia Têxtil