04 de fevereiro de 2011

Professor da Unicamp palestra na Unifebe

"Quem não veio perdeu". Assim a secretária de Educação de Camboriú, Fátima Bambinetti Gervásio, afirmou emocionada no final da palestra ministrada na noite de quinta-feira, 3, pelo professor da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, Cesar Nunes, com o tema: Educação, Formação de Educadores e Sociedade: Matrizes Históricas e Potencialidades Emancipatórias. "Foi uma noite maravilhosa", concluiu ela.

O sentimento da secretária foi o mesmo das centenas de pessoas que participaram da palestra, que fez parte da Formação Continuada, realizada desde o dia 1º de fevereiro, pelo Centro Universitário de Brusque – Unifebe. O evento, que encerra esta noite e tem como objetivo capacitar os participantes e proporcionar momentos de reflexão sobre o ensino, contou com a participação de professores, técnico-administrativos, acadêmicos, egressos e comunidade.

Para a diretora da Escola Augusta Dutra de Souza, Gisela Bononomi, Cesar Nunes fala com a alma e o coração. "Esta palestra foi um combustível para nós educadores, que estamos prestes a iniciar um novo ano letivo. Foi tão bom ouvi-lo que nem percebi o tempo passar", declarou.

E foi assim: duas horas e meia de histórias, bom-humor, entusiasmo, motivação e muitas informações sobre educação e sociedade. "Quando cantamos o Hino Nacional falamos ‘paz no futuro e glória no passado’, mas não tivemos glória no passado da educação. Por isso, falo das marcas do passado, mas também da esperança nas escolas que ainda podemos construir", explicou Nunes.

Ele acredita em uma escola humanizadora, emancipatória e que forme seus alunos para os grandes desafios da condição humana, e não somente para o trabalho. "Desafios como a felicidade, a democracia, cidadania, sustentabilidade, convivência, diálogo e cultura", concluiu.

A reitora da Unifebe, Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli, ressaltou que a Formação Continuada é um processo permanente na Instituição e enalteceu o palestrante. "Ele é muito competente para falar sobre educação. Nosso propósito nesta noite é intensificar o debate local e regional sobre a educação, não só superior, mas de um modo geral, dados os grandes desafios que ela enfrenta no Estado", destacou.

Reitora lança primeiro Caderno de Ensino, Iniciação Científica e Extensão

Antes da palestra a reitora lançou o primeiro Caderno de Ensino, Iniciação Científica e Extensão da Unifebe. "O ensino na Unifebe busca fazer do conhecimento uma ferramenta que, constantemente renovada, gere desenvolvimento e novas tecnologias, e dê uma resposta à comunidade. É um orgulho para nós lançar essa publicação que comunica a todos o trabalho que se faz na nossa universidade", comentou ela, que agradeceu a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Heloisa Maria Wichern Zunino e sua equipe, pelo trabalho realizado na elaboração do Caderno.

Também compuseram a mesa dos trabalhos: o pró-reitor de Administração, Antônio Calos Schlindwein e o representante do Diretório Central dos Estudantes – DCE, Cleiton Schmidt.

Saiba mais sobre o palestrante:

Cesar Nunes é licenciado em Filosofia, História e Pedagogia. Concluiu o Mestrado em Filosofia da Educação, defendeu o Doutorado em Filosofia e História da Educação, apresentou sua tese de livre-docência na área de Filosofia (ÉTICA).
Atualmente é professor livre-docente da Faculdade de Educação da Unicamp, onde é o chefe do Departamento de Filosofia e História da Educação. É também coordenador do Centro Cultural de Inclusão e Integração Social e assessor da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da mesma instituição.
Escreveu 20 livros sobre Ética, Filosofia, Educação e Sexualidade, além de dezenas de artigos científicos em revistas especializadas. É um dos mais destacados palestrantes e conferencista em Educação no Brasil.

Texto: Thayse Helena Machado
Assessoria de Comunicação Unifebe