“Estamos na eminência da terceira revolução industrial”. Esta foi uma das afirmações do economista e professor do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, Wagner Dantas, durante o Almoço de Ideias realizado pela Associação Empresarial de Brusque – Acibr para cerca de 200 empresários, nesta quinta-feira, 6, no Salão Social da Sociedade Esportiva Bandeirante.
O tema da palestra foi “Sociedade em Rede: Os Desafios de Empreender com Incerteza”. De acordo com Dantas, a economia brasileira precisará ainda mais do setor privado nos próximos anos. “O país só cresce daqui para frente se tiver a mão pesada do empresário e não do Estado”, declarou. O economista destacou ainda, que as crises econômicas são constantes. “As crises sempre vão ocorrer, pois o sistema capitalista vive de altos e baixos. A questão é que o governo brasileiro sempre resolveu a situação em curto prazo para ver o que acontecia em longo prazo”, acrescentou.
Durante a palestra Dantas também abordou a importância da comunicação para as empresas e citou as redes sociais como ferramenta de negócios. “A conectividade é importante. O Facebook não é um inimigo e precisamos tirar o melhor desta geração que já nasceu conectada”, ressaltou. O palestrante ainda citou o case do Banco Bradesco, que criou uma plataforma para pagamentos via Facebook e lembrou os novos empreendedores. “O empresário precisa ficar atento, pois nesse momento meninos em seus notebooks podem estar criando novos produtos na garagem de casa. De alguma forma, isso é uma ameaça”, alertou.
O economista também discorreu sobre as três grandes revoluções industriais: produção utilizando o sistema a vapor, produção em massa utilizando a eletricidade e a tecnologia de comunicação com base em novas energias, tecnologias e produtos, redes sociais e novos ambientes empresariais.
Para o reitor da UNIFEBE, Günther Lother Pertschy, a palestra foi bem direcionada aos empresários. “O professor Dantas abordou questões que não podem passar despercebidas ao empresário. Momentos como este são importantes para despertar a reflexão e mudanças no dia a dia das empresas”, destacou.
Texto: Thayse Helena Machado
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social