notícias colégio
Notícias
19 de maio de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Professora da UNIFEBE é coautora de e-book sobre mulheres na gestão de universidades

Reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Gltaz, é uma das personagens apresentadas no material digital.

A professora da UNIFEBE, Denise Maria Sapelli, é coautora do e-book “Panorama Catarinense da Gestão Universitária: Mulheres no Poder”, lançado nesta terça-feira (18). O material digital traz relatos e reflexões extraídos do III Panorama de Gestão Universitária Catarinense, um evento realizado em maio de 2019, na Furb, cujo foco foi estudar a participação das mulheres na gestão da universidade.

A reitora do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), professora Rosemari Glatz, é uma das personagens apresentadas no e-book e participante do evento organizado por mestres e alunos doutorandos do programa stricto sensu de Ciências Contábeis e Administração da Furb. Além dela, a reitora da Universidade Regional de Blumenau (Furb) Márcia Espindola, e a reitora da Universidade do Contestado (UNC) Solange Sprandel da Silva, também são apresentadas na obra.

O material, que é dividido em duas partes, conta, primeiramente, a trajetória de vida das reitoras e o seu diálogo com os estudantes participantes do evento. Na conversa, transcrita no livro digital, as gestoras evidenciam as dificuldades encontradas na carreira, na manutenção das instituições e nos relacionamentos criados para transformar as universidades em instrumentos de desenvolvimento humano, de formação profissional, de serviços comunitários e de produção de conhecimento para a solução dos problemas regionais.

Já na segunda parte da obra, os alunos doutorandos apresentam em seis capítulos, estudos em forma de artigos, que relatam a evolução da luta das mulheres pela igualdade no mercado de trabalho e a trajetória feminina em cargos de liderança no ensino superior. O material faz ainda importantes reflexões sobre o modelo decisório e o planejamento nas instituições universitárias da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE.

“Foi um grande prazer compartilhar um pouco da minha trajetória, ao lado de mulheres fortes, guerreiras e excelente gestoras universitárias. Juntas buscamos transformar nossas instituições de ensino superior em espaços de desenvolvimento humano, profissional, social e regional”, enfatiza a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

A obra foi organizada pela professora do programa de Pós-graduação, Maria José Carvalho de Souza e pela doutoranda Juciele Marta Baldissarelli. O e-book possui como autores dos capítulos, os professores e doutorandos: Denise Maria Sapelli, Douglas Heinz, Juciele Marta Baldissarelli, Márcia R. Bronnemann, Márcio Aparecido Lucio; Mário César de Ramos; Larissa Kvitko e Rubens de Oliveira D’Agostini.

Clique e confira o livro digital “Panorama Catarinense da Gestão Universitária: Mulheres no Poder”.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Parceria entre UNIFEBE e Conselho Municipal Antidrogas de Brusque prevê envolvimento de acadêmicos em ações de conscientização
Universidade Comunitária

Parceria entre UNIFEBE e Conselho Municipal Antidrogas de Brusque prevê envolvimento de acadêmicos em ações de conscientização


28 de fevereiro de 2024
Estudante vence concurso nacional de Arquitetura
Acafe

Estudante vence concurso nacional de Arquitetura


12 de maio de 2017
UNIFEBE lança curso de inglês a distância. Matrículas abertas

UNIFEBE lança curso de inglês a distância. Matrículas abertas


11 de abril de 2016
Skip to content