26 de novembro de 2012

Professora da UNIFEBE participa de Congresso Internacional de Moda e Design

A coordenadora do curso de Moda do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, Edinéia Pereira da Silva Betta, representou a instituição apresentando dois trabalhos no I Congresso Internacional de Moda e Design – Cimode 2012, realizado em Portugal. O evento foi organizado pelo Departamento de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho em conjunto com a Associação Brasileira de Estudos e Pesquisa em Moda – ABEPEM.

Durante o Congresso, a professora apresentou um pouco da História da Moda e do Têxtil no Sul do Brasil. De acordo com Edinéia, o primeiro trabalho é fruto de bolsas de Pesquisa e Extensão do Artigo 171, em que ela orienta três acadêmicas: Amanda Augusta Riffel, Bruna Dirschnabel e Bruna Letícia Sancandi Almeida, que desenvolvem pesquisas sobre a indústria têxtil em Brusque e região. “O trabalho foi apresentado na categoria pôster, já que são pesquisas em andamento, e tem como título ‘Inventando moda e tecendo histórias: Renaux, Buettner e Schlösser, as pioneiras da indústria têxtil no Vale Europeu em Santa Catarina – Brasil (1860-1911)´”.

Já o segundo trabalho é uma extensão de pesquisas que a coordenadora realizou no mestrado e que desenvolve no Grupo de Pesquisas Cultura, Etnias, Identificações do CNPq. Edinéia, que também é egressa da UNIFEBE, apresentou o artigo intitulado “História e Identidade no Sul do Brasil: uma análise da indumentária típica gaúcha, segundo a obra de Federico Reilly”, considerada pelos avaliadores do congresso como um importante registro cultural, baseado em investigações históricas, que preservam a memória da região.

Oportunidade de parceria

O evento também surgiu como uma oportunidade para estabelecer contato com o Departamento de relações internacionais da Universidade do Minho, que é uma instituição de referência nas áreas têxtil e de Moda e Design na Europa.

Em uma conversa com a responsável pelo setor de internacionalização, Carina Oliveira, a professora iniciou um processo de convênio com o Departamento de Têxtil, Moda e Design. “A partir do próximo ano, possivelmente teremos duas alunas do curso de Design de Moda fazendo intercâmbio”, afirmou Edinéia.

À responsável pelo departamento de têxtil, Rosa Maria Castro Fernandes Vasconcelos, foram apresentados os aspectos econômicos, históricos e de mercado de Brusque e região, além de informações sobre a UNIFEBE. A representante da Universidade do Minho se mostrou muito interessada na parceria e se prontificou a visitar a instituição futuramente.

O próximo CIMODE, que é bienal, será em Milão, no primeiro semestre de 2014. Segundo a coordenadora do Curso de Design de Moda, a viagem internacional do curso de 2014 será para Paris, na França, porém desta vez incluirá Milão, na Itália. Segundo a professora Edinéia “esse é o diferencial das viagens internacionais da UNIFEBE proporcionar aos acadêmicos além de uma experiência cultural em outro país, mas oportunizar experiências de conhecimento científico seja através de Seminários, Colóquios ou Congresso, como é o caso do próximo CIMODE.”.

Texto: Elizandra Damasceno

Começa hoje exposição artística do curso de Design de Moda