09 de maio de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Professora da UNIFEBE representa o Comitê de Sustentabilidade da instituição no VIII Diálogo de Educação Ambiental do GTEA RH07

Evento foi realizado em Navegantes no dia 28 de abril

A presidente do Comitê de Sustentabilidade da UNIFEBE, professora Tamily Roedel, representou a instituição no VIII Diálogo de Educação Ambiental do GTEA RH07 – Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica do Vale do Itajaí. O evento foi realizado no dia 28 de abril, em Navegantes, e debateu o tema “Do mar ao elementar da vida: saúde e balneabilidade na Região Hidrográfica 7 de Santa Catarina”.

O evento contou com a presença de 85 participantes, entre profissionais da área, professores, estudantes universitários e da rede municipal de ensino. Durante o debate, os representantes das associações de municípios da Região Hidrográfica 07 – Bacias Hidrográficas do Rio Itajaí e Rio Camboriú (Associação de Municípios do Vale Europeu, Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí e Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí) compartilharam sobre os projetos desenvolvidos em cada instituição.

Na ocasião, a professora Tamily apresentou a exposição de resíduos retirados do Rio Itajaí-Mirim, durante a ação de limpeza realizada com os estudantes da UNIFEBE e do Colégio, em parceria com a Fundema e a Defesa Civil de Brusque. “O descarte incorreto de resíduos pode sim chegar aos oceanos e comprometer a balneabilidade do nosso litoral. Como universidade, penso que é essencial participarmos dessas discussões e abordá-las com os estudantes, a fim de que eles pensem soluções e se tornem profissionais mais conscientes de seu papel como agentes transformadores”, enfatiza a professora da UNIFEBE.

No diálogo, diversos representantes e profissionais no âmbito regional debateram sobre a poluição que ocorre na foz da região hidrográfica e que acaba indo para os oceanos, comprometendo a balneabilidade do litoral. Além da mesa-redonda, houve distribuição de mudas nativas e diversas ações de conscientização sobre sustentabilidade e meio ambiente.

Abertas as inscrições para o Programa Santander Graduação
Bolsas de Estudo