24 de outubro de 2013

Professora da UNIFEBE tem artigo aprovado em encontro internacional

A professora do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE Tamily Roedel teve um artigo aprovado no ENGEMA – Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, que se realiza nos dias 2 e 3 de dezembro, na cidade de São Paulo.
O artigo foi desenvolvido com  Larissa da Cunha de Jesus e tem como tema “O Design de joias brasileiro: um enfoque na gestão de recursos naturais”.

O trabalho

As joias são adornos corporais, carregadas de significados, que marcam o momento histórico em que estão inseridas e as relações entre os indivíduos de um grupo. O artigo teve como objetivo analisar, dentro das publicações de revistas de moda, joias brasileiras com as tendências ressaltadas pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais preciosos, como favoráveis para agregar valor às peças; apresentar o mercado de matérias-primas da indústria de joias e bijuterias, enfatizando a importância de se conhecer a procedência dos recursos naturais, os quais serão usados na confecção das peças; e descrever o papel do designer na produção e comercialização desses adornos.

Para o estudo de caso foram observadas coleções de joias publicadas nas Revistas Vogue e Elle. Devido ao volume de material pesquisado, optou-se pela amostragem da designer Camila Klein, descrevendo as características de suas criações que foram apresentadas na Revista Vogue de fevereiro de 2012. “Percebemos que os problemas no setor joalheiro na verdade estão ligados às grandes discussões do design moderno”, afirma a professora Tamily.

O Encontro

O Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (ENGEMA) é um evento anual que tem como objetivo reunir pesquisadores, profissionais, empresários e gestores públicos e privados envolvidos em novas abordagens em gestão ambiental nas empresas. No meio acadêmico, esse evento é reconhecido pela CAPES por meio do seu sistema QUALIS (E2). Portanto, tem também o objetivo debater e divulgar projetos de pesquisa por meio de artigos científicos. Para tanto, conta com o apoio da Revista de Administração da Inovação – RAI (Qualis B1), Revista de Administração da UFSM – ReA (Qualis B1), Revista Gestão & Regionalidade – G&R (Qualis B1), Revista de Gestão Socioambiental – RGSA (Qualis B2) e Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental (Qualis B3) que abrirão processos de fast track para os melhores trabalhos do evento.

Texto: Elizandra Damasceno

Estudante bem cotado no Enade pode ganhar bolsa de estudos

05 de maio de 2010
Programa de Residência Médica inicia atividades