01 de outubro de 2010

Secont aborda visão contábil e tributária no terceiro setor

A segunda noite da Secont (Semana do Curso de Ciências Contábeis) da Unifebe – Centro Universitário de Brusque, nesta quinta-feira, 30, teve como palestrante o contador Sylmo Anderson da Silva, que falou sobre o tema "Terceiro Setor – Visão Contábil e Tributária".

Silva atua na área desde 1990. Ele efetua a contabilidade de organizações religiosas, partidos políticos, associações e fundações, além de participar efetivamente na diretoria de diversas instituições.

O palestrante distribuiu ao público, formado por acadêmicos e membros da comunidade, uma apostila com 51 páginas. O objetivo era detalhar aos presentes os temas abordados durante o evento, embora Silva tenha classificado como um "resumo da Legislação".

De acordo com Silva o terceiro setor lhe chama atenção desde o período em que cursou a faculdade. "Nesta época não tive acesso a nenhuma matéria sobre esse tema, até porque a própria Legislação era muito escassa", contou. "Recentemente esse cenário mudou de figura e já temos em algumas universidades matérias específicas para tratar do terceiro setor", acrescentou.

Durante a palestra o contador questionou o público sobre quem compõe o primeiro e segundo setor, já que o terceiro é formado por entidades de natureza privada (sem objeto de lucro), com objetivo de natureza social e assistencial. "O primeiro é o Estado (administração pública) e o segundo é o mercado (iniciativa particular)", revelou.

Organização
A presidente do Centro Acadêmico do curso de Ciências Contábeis, Ana Paula Delagnelo, comentou que para viabilizar o evento foram realizadas reuniões com todos os líderes das salas. "Quero agradecer os alunos concluintes. Eles não estarão no evento do ano que vem, mas foram os que mais se empenharam na organização deste. Agradeço também as empresas que patrocinaram e todos que dedicaram. Estamos desde o início do ano trabalhando para fazer algo legal e melhor que 2009", frisou.

Para Ana Paula eventos como a Secont são interessantes. "Alunos de primeira e segunda fase, por exemplo, ainda não têm o aprofundamento das matérias e aqui conhecem o que verão mais para frente", analisou. "É uma integração. Muitos alunos de fases diferentes se conhecem na Semana", emendou ela.

O coordenador do curso, Roberto Carlos Klann, falou sobre a relevância do tema da noite. "O terceiro setor cresce bastante e interessa muito a nós contadores e futuros contadores", declarou.

Klann lembrou os estudantes que após o término da palestra de encerramento, na sexta-feira, 1º, haverá sorteio de brindes e um coquetel para os estudantes. A palestra da noite será "Da Contabilidade para o Controle Gerencial nas Organizações: um grande desafio contemporâneo", ministrada por Fábio Frezatti.

Texto: Thayse Helena Machado

Estudantes da UNIFEBE podem solicitar cartão de estacionamento pela internet