A professora do Curso de Pedagogia e assessora pedagógica do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, profª Dra. Claudia Kuinta Dias Hohmann, completou com êxito seu estágio Pós Doutoral no final de janeiro. A professora desenvolveu uma pesquisa enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Assistência ao Ensino MEC/REUNI, juntamente com a professora Yára Christina Cesário Pereira, com o tema “Curriculo Ambientalizado: estratégias de Aprendizagem como possibilidade de transformação social”, desenvolvido nos Cursos de licenciatura, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
A pesquisa realizada gerou um produto transferível intitulado: “Coletânea de atividades interdisciplinares para um currículo ambientalizado”, onde apresenta estratégias de aprendizagem baseadas em cinco dimensões do conhecimento, cujo objetivo é de contribuir com o processo interdisciplinar de inovação pedagógica nas práticas docentes e discentes dos cursos de licenciatura.
Segundo a professora Claudia, “ambientalizar o currículo” significa instaurar, no sistema educativo, não só uma série de mudanças que incluam inovações conceituais, metodológicas e atitudinais, mas também, estruturais e organizacionais, que permitam um enfoque interdisciplinar em um currículo dinâmico facilitando a descentralização, a flexibilidade, o planejamento de objetivos e conteúdos com fins sustentáveis, para uma nova leitura de mundo.
Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social