05 de outubro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Professora Rosemari Glatz representa a UNIFEBE na Semana das Instituições Comunitárias do Ensino Superior em Brasília

Programação é coordenada pela Acafe e conta com a participação de reitores de diversas instituições de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, cumpriu agenda em Brasília na última terça e quarta-feira, dias 3 e 4 de outubro, representando a instituição na Semana das Instituições Comunitárias do Ensino Superior. O movimento, coordenado pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais – Acafe, contou com o apoio da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc) e do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung).

Entre os assuntos discutidos em Brasília, o principal foi a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Comunitárias, presidida pelo deputado federal Pedro Uczai com a vice-presidência da senadora catarinense, Ivete da Silveira. O ato, realizado no plenário 10 da Câmara dos Deputados, foi prestigiado pelo Presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi, pelo governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e pelos gestores e reitores das instituições de ensino.

Programação
Além do lançamento, a comitiva participou de reuniões com a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, com o Ministro da Educação, Camilo Santana, com o presidente do Conselho Nacional de Educação, Henrique Sartori e com o presidente da CAPES, Mercedes Bustamante.

“Foram dois dias de importantes conversas sobre o papel que desempenhamos na sociedade, como instituição comunitária. A Frente Parlamentar vem para requerer um marco regulatório, para que possamos apoiar a construção das políticas públicas em todo país, assim como nossa instituição tem feito em Brusque e nas cidades da nossa região”, enfatiza a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

Durante a estada em Brasília, os reitores e gestores também conversaram com a Comissão de Educação do Senado Federal e com o senador Esperidião Amin. A comitiva esteve ainda na Secretaria de Articulação Nacional em Brasília com as embaixadas de Israel e Bahein e participou de uma audiência pública sobre o “Futuro das Instituições Comunitárias do Ensino Superior”.

Na foto, a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, ao lado do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello e dos senadores catarinenses, Esperidião Amin e Ivete da Silveira.

Estágio Supervisionado é tema de debate na Unifebe

10 de março de 2006