28 de junho de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Professoras da UNIFEBE apresentam características culturais aos estudantes de Português da Universidade do Peru

Intercâmbio docente é realizado em parceria com a Universidad San Ignácio de Loyola (USIL)

Apresentar a diversidade cultural brasileira foi um dos objetivos das professoras do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), Fabiana Boos Vasquez e Suy Mey Schumacher Moresco, durante uma conversa virtual realizada com os estudantes do curso de Português da Universidad San Ignácio de Loyola (USIL), do Peru.

O bate-papo on-line foi realizado na última sexta-feira (25), e marcou mais uma etapa da parceria de intercâmbio docente entre a UNIFEBE e a USIL. A professora Suy Mey Moresco, lembra que o intuito era mostrar aos estudantes do Peru características culturais do Brasil, além de particularidades da fala e expressões da língua portuguesa.

“Foi uma troca muito bacana, pois contribuiu para ampliar a visão dos estudantes estrangeiros sobre o nosso país, principalmente para eles, que estão aprendendo mais sobre o nosso idioma, pois as expressões são um recorte da nossa cultura”, explica a professora Suy Mey Schumacher Moresco.

Segundo a professora Fabiana Boos Vasquez, a proposta era mostrar que o Brasil não é só samba, futebol e carnaval. “Apresentamos pontos relacionados à cultura, observando as influências indígenas, africana e europeia e, por meio delas, algumas festas, comidas e o nosso idioma. Com certeza eles conheceram um Brasil pela visão dos próprios brasileiros”, complementa Fabiana.

A coordenadora do curso de Letras-Inglês da UNIFEBE, professora Rosana Paza, destaca que o projeto pedagógico do curso prevê essa troca de experiências. “Compartilhar esses saberes entre acadêmicos e docentes no cenário universitário internacional é um dos diferenciais do nosso curso, e nessa etapa do intercâmbio, os alunos da USIL puderam conhecer como é vasta e diversa a nossa cultura brasileira”, ressalta Rosana.

Em 2020 foi a vez da professora da USIL, Norma Alburquerque Martinez, conversar com os acadêmicos de Letras-Inglês da UNIFEBE. Na oportunidade, a professora falou sobre como a USIL busca a relação de seus alunos com o aprendizado da língua inglesa, no ensino bilíngue. A exposição ocorreu toda em inglês e foi mediada pela professora Karline Beber, da UNIFEBE.

Prazo para matrícula dos veteranos pela internet encerra dia 23

19 de janeiro de 2011