08 de setembro de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Professoras da UNIFEBE apresentam pesquisa em Congresso Brasileiro de Alfabetização

As professoras de Pedagogia, Giselly Cristini Mondardo Brandalise e Ivanete Lago Groh representaram a instituição

Representando o curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), as professoras Giselly Cristini Mondardo Brandalise e Ivanete Lago Groh, participaram no dia 20 de agosto, do V Congresso Brasileiro de Alfabetização: Políticas, Práticas e Resistências. Durante o evento virtual, as professoras da instituição apresentaram a pesquisa “Relações entre a BNCC e PNA: Percepções das acadêmicas de Pedagogia da UNIFEBE.

A professora e pesquisadora, Ivanete Lago Groh, explica que, considerando as políticas educacionais mais recentes, que abordam a alfabetização no contexto brasileiro, o objetivo da pesquisa foi verificar se as orientações da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e do Plano Nacional de Alfabetização – PNA contribuem para que as acadêmicas do curso de Pedagogia desenvolvam conhecimentos em relação à alfabetização.

O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário, composto por cinco questões dissertativas, aplicado no mês de maio de 2021, via Google Forms. Para a professora Ivanete, a pesquisa revelou a importância que as discussões e propostas relacionadas ao campo da alfabetização têm.

“A atual política de alfabetização brasileira está servindo de referência para as acadêmicas do curso de Pedagogia, por refletirem sobre a atuação do professor alfabetizador. Considerando que as entrevistadas estão apenas na terceira fase do curso, com base nas respostas obtidas, foi possível constatar que seus processos formativos são reflexivos e interdisciplinares”, complementa Ivanete.

Segundo a professora Giselly, apreender as propostas e concepções de alfabetização por meio de políticas normativas brasileiras, como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC e a Política Nacional de Alfabetização – PNA é fundamental no decorrer do percurso formativo do curso de Pedagogia.

“Além de orientações, os documentos revelam desafios e tensões que permeiam e impactam o ofício do professor alfabetizador. A pesquisa evidenciou que as acadêmicas investigadas não apenas adquirem saberes em relação à temática em questão, mas também refletem criticamente sobre a complexidade dos processos de alfabetização e do campo de atuação”, conclui Giselly.

O V Congresso Brasileiro de Alfabetização foi realizado entre os dias 18, 19 e 20 de agosto. O evento visa congregar pesquisadores e estudantes, que desenvolvem atividades de pesquisa, docência e gestão relativas à alfabetização, para discutir os impactos das políticas públicas de alfabetização no Brasil.

“A UNIFEBE tem buscado, cada vez mais, desenvolver pesquisas e estudos que contribuam para melhorar as realidades. Neste caso, a temática envolve o dia a dia da universidade e demonstra ser ainda mais pertinente. Parabéns às pesquisadoras por representarem tão bem nossa instituição”, enfatiza a supervisora de Pesquisa e Internacionalização da UNIFEBE, Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop.

Lions da UNIFEBE participa de evento neste sábado

02 de março de 2012
Comunicado nº 05/12 – Entrevista para função de Estagiário para Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

02 de fevereiro de 2012