O trabalho Simulação realística e gamificação na disciplina de primeiros socorros: um relato de experiência levou aos participantes do IX Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia, as práticas testadas no curso de Fisioterapia da UNIFEBE. A atividade, organizada pela Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia ocorreu no fim de outubro, como uma forma de debater a inserção e valorização do profissional do setor.
O trabalho que analisou o tema é da coordenadora do curso, professora Leilane Marcos e da professora Tatiana de Assis Girardi. Na avaliação de Leilane, a possibilidade de participar e trocar experiências durante o evento foi uma oportunidade importante para a qualificação do curso.
“Participar e apresentar as atividades que os docentes realizam com os estudantes é fundamental para o desenvolvimento profissional dos estudantes e trocas de experiência que enriquecem as práticas pedagógicas”, descreve.
Segundo a professora Tatiana, que participa do evento pelo terceiro ano, a edição teve um significado especial por ter discutido elementos que influenciam na atuação e qualidade dos cursos, como os efeitos da modalidade de ensino a distância. Do trabalho apresentado, ainda foi gerado um artigo que passa por revisão para publicação em uma revista científica.
“Como nosso curso é novo, há algumas questões que precisamos participar de rodas de conversa para termos como experiência de outros professores e instituições”, afirma. “Voltei muito feliz com os aprendizados que obtive no congresso”.