25 de janeiro de 2019
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Professores aprovam projetos no CNPq

Busca pela pesquisa é uma característica da Instituição

A constante busca pela pesquisa é uma característica do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Recentemente dois projetos foram aprovados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em CHAMADA MCTIC/CNPq Nº 28/2018 – UNIVERSAL.

Um dos projetos, coordenado pelo professor Denis Boing, intitulado “Avaliação das alterações microgeométricas decorrentes do desgaste em ferramentas de PCBN sobre a integridade de superfícies usinadas em aços endurecidos” tem por objetivo aprimorar o processo de torneamento de aços endurecidos por meio do estudo da alteração microgeométrica em função do desgaste e o impacto sobre requisitos de integridade da superfície usinada.

O foco da pesquisa será direcionado para a estabilidade do processo na fabricação de eixos e sistemas de transmissão de alta rotação usados em veículos elétricos.

O projeto será desenvolvido no Centro de Tecnologia e Inovação em Fabricação (CTIF) da UNIFEBE, em cooperação com o Laboratório de Mecânica de Precisão (LMP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Laboratório de Manufatura (LABMAN) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Além de Boing, fazem parte do projeto os professores Rolf Bertrand Schroeter da UFSC, Adilson José de Oliveira, da UFRN e Rodrigo Blödorn da UNIFEBE.

Também foi aprovado no CNPq o projeto “Rastreamento de sinais de alerta do transtorno do espectro autista (TEA) ”, desenvolvido e coordenado pela professora Aline Bernardes em conjunto com a professora Luzia de Miranda Meurer.

O objetivo é identificar alterações no desenvolvimento infantil, no comportamento e no desempenho funcional em crianças de 2 a 3,5 anos, no município de Brusque, que indiquem sinais do transtorno do espectro autista apresentadas pelos familiares ou pelas instituições de atendimento especializado à pessoa com deficiência.

A pesquisa será desenvolvida por uma equipe multidisciplinar que promova a discussão sobre a avaliação dos participantes numa perspectiva interdisciplinar. A identificação precoce dos sinais do transtorno do espectro autista possibilita uma intervenção terapêutica prévia na criança, o que proporciona a possibilidade de um desenvolvimento de suas habilidades de forma completa e integral.

Unifebe renova contrato com a Viva Sport Academia – 2010

13 de agosto de 2010
Unifebe assina contrato com a Unicópias

05 de abril de 2010