27 de julho de 2015

Professores de Guabiruba participam de Formação Continuada na UNIFEBE

Com o objetivo de promover a discussão teórica sobre a docência e a reflexão sobre a prática pedagógica, aproximadamente 300 professores da rede municipal de ensino participaram na sexta-feira (24) do segundo dia de Formação Continuada de Guabiruba.

Os profissionais assistiram a oficinas sobre diversos termas relacionados à área no campus Santa Terezinha do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE e na Câmara de Vereadores de Guabiruba. A formação da Prefeitura Municipal de Guabiruba, por meio da Secretaria de Educação, é promovida pelo Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.

Atualização Pedagógica

Segundo a coordenadora de Pedagogia da UNIFEBE, Marcilene Pöpper Gomes, os temas foram escolhidos para atender às necessidades do município.

“No primeiro momento tivemos uma fala mais teórica, voltada à valorização profissional, e depois seguimos para uma palestra mais motivacional, de repensar a docência. As oficinas foram voltadas à pratica do ensino em sala de aula, voltadas às especificidades dos anos iniciais e dos anos finais”, conta.

Nos anos iniciais, as oficinas abordam contação de histórias e o planejamento entre dilemas e necessidades. Aos educadores dos anos finais, de disciplinas específicas, monitores de informática e cuidadores escolares irão trabalhar com a iniciação científica na Educação Básica e com a educação inclusiva.

Para o professor Kelwyn Pfleger, dos anos finais, este momento de atualização é necessário para que os professores possam refletir sobre suas práticas em sala de aula.

“Nós estamos vivendo em um mundo que os alunos estão repletos de informações. Para atender essa demanda, de alunos cada vez mais preparados, é preciso de buscar momentos como esse, de formação. Mais do que nunca é preciso estarmos preparados para enfrentar esse momento que estamos passando do livre acesso à informação”, avalia.

Segundo a professora Gabriela Schlindwein, as oficinas e palestras da Formação irão auxiliar a compreender melhor os estudantes.

“É importante por todo subsidio para entendermos esses alunos que, cada vez mais, estão mais informados. Eu achei muito relevante a oficina sobre inclusão, que cada vez mais é uma realidade. É preciso saber como lidar e como utilizar materiais para incluir eles nas nossas aulas”, conta.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

“Aprendendo a escrever de novo” será exposta na UNIFEBE