30 de outubro de 2017

Professores de Publicidade apresentam filme em Ciclo de Investigações

Durante o XII Ciclo de Investigações do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, três professores do curso de Publicidade e Propaganda da UNIFEBE apresentaram comunicação sobre o curta-metragem (R)EXISTÊNCIA.

No evento, intitulado “Agouro, Ágora, Agora”, foi apresentado o projeto do filme – resultado da oficina de extensão Edição de Vídeo e Práticas de Filmagem, ação gratuita oferecida à comunidade no primeiro semestre. O curso, ministrado por Gustavo Presta, Ricardo Weschenfelder e Rafael Zen, teve a participação de acadêmicos, professores e comunidade externa.

O filme, que pesquisa a identidade de gênero em Brusque e região, dialogou com a proposta do evento, de olhar para o contemporâneo como uma questão de coragem para ser capaz de não apenas ter o olhar fixo neste instante presente, mas também ter noção de que a análise sobre a atualidade pode funcionar como um espaço de reunião e discussão.

— É necessário que professores e alunos compreendam os trabalhos realizados em sala de aula como ferramentas para discussão de novas ideias. Transmitir nosso documentário para novos públicos faz com que as discussões propostas pelos envolvidos no projeto saiam da sala de aula e toquem a comunidade — afirma o coordenador do curso, Rafael Zen.

Para o professor e videoartista Gustavo Presta, a importância do trabalho reside na troca entre os participantes do curso.

— Quando começamos, tateávamos o tema com curiosidade de pesquisadores. Entrevistamos cinco convidados enquanto nossos alunos aprendiam técnicas de captação de imagens e edição de vídeos. O projeto nos mostrou que é possível realizarmos momentos acadêmicos que interagem diretamente com as realidades sociais — afirma.

Além do R(EXISTÊNCIA), o evento contou com mais de quarenta apresentações de comunicação de todo o território nacional.

Retábulos criados por acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo retratam detalhes arquitetônicos de Brusque
Arquitetura e Urbanismo

10 de junho de 2022
Resultado Final do Processo Seletivo para o Cargo de Auxiliar Operacional I, na função de Servente – 15/04/2010