notícias colégio
Notícias
01 de agosto de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Professores do Colégio UNIFEBE participam de formação continuada

Programação abordou desde planejamento estratégico até atividades como bate-papo e workshop

Atividades presenciais e virtuais reuniram professores do Colégio UNIFEBE para quatro dias de formação continuada, entre os últimos dias 24 e 27. A programação contou com a apresentação do planejamento estratégico do Colégio, além de uma conversa com representantes da Escola da Inteligência e um workshop sobre a aprendizagem baseada em projetos. Já entre as atividades on-line, 33 cursos foram disponibilizados, abordando diferentes temas. Atividades presenciais e virtuais reuniram professores do Colégio UNIFEBE para quatro dias de formação continuada, entre os últimos dias 24 e 27. A programação contou com a apresentação do planejamento estratégico do Colégio, além de uma conversa com representantes da Escola da Inteligência e um workshop sobre a aprendizagem baseada em projetos. Já entre as atividades on-line, 33 cursos foram disponibilizados, abordando diferentes temas.

Segundo o diretor do colégio, Leonardo Ristow, a programação abrangente foi uma forma de abordar as variadas demandas que a instituição possui. Para ele, os dias de encontro também serviram para a atualização da equipe quanto ao momento e os planos do Colégio.

“Pensamos em três frentes diferentes, três dimensões diferentes. Uma pensando no Colégio como um todo, outra mais do lado socioemocional e a terceira, uma prática docente, uma metodologia de ensino. O foco é que estejamos sempre nos atualizando às novas práticas, às novas demandas sociedade como um todo, especialmente, aos nossos alunos”, descreve o diretor.

Com as abordagens, ele afirma que professores e funcionários ficam mais bem preparados para impactar de forma positiva para além da sala de aula. “Trabalhamos essa necessidade atual do saber tratar com aluno, entender o aluno como pessoa, que tem suas emoções e necessidades e como tratar da melhor forma possível”, afirma.

Aprimoramento
Para a professora Julia Gabriella Pedrini , formações semelhantes contribuem para a atualização dos professores. Atuando com estudantes do 6º ao 9º ano, a professora destaca a discussão sobre o uso da inteligência artificial como um dos exemplos das abordagens que contemplaram temas presentes do dia a dia dos estudantes.

“Com essas formações continuadas, é possível que os professores obtenham novos conhecimentos e se atualizem sobre os avanços recentes, visto que as práticas pedagógicas estão em constante evolução”, indica.

Segundo ela, a formação continuada também possibilitou aos professores aprofundarem seus conhecimentos sobre temas como a Aprendizagem Baseada em Projetos. De acordo com Julia, mesmo já sendo utilizada, a oficina focada na metodologia foi uma chance para aprofundar e ampliar os conhecimentos sobre o tema.

 

Ela ainda ressalta a atenção dada ao cuidado emocional, com a busca por disciplina e diálogos positivos. Nela, foram abordadas discussões recorrentes no cotidiano, assim como formas de melhorias no diálogo e tipos de comunicação.

“É muito bom sentir que, como professores, podemos participar das decisões e que somos ouvidos em nossas demandas. Refletimos bastante sobre o futuro que queremos para nosso colégio e isso é muito importante para que todos estejam alinhados na busca dos objetivos”, destaca a professora Simone Sobiecziak.

Como educadora do Ensino Médio, ela classifica a formação continuada como “imprescindível” para a categoria. O aperfeiçoamento, como indica a professora, é uma forma de importante de atualização para a atuação profissional.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Estudantes de Ensino Fundamental visitam UNIFEBE

Estudantes de Ensino Fundamental visitam UNIFEBE


17 de setembro de 2014
Curso de Direito promove XV Simpósio de Estudos Jurídicos

Curso de Direito promove XV Simpósio de Estudos Jurídicos


01 de outubro de 2007
Professor do curso de Administração da Unifebe conclui doutorado

Professor do curso de Administração da Unifebe conclui doutorado


15 de agosto de 2008
Skip to content