Os modelos de ensino e aprendizagem pautados somente na entrega de um texto, digital ou impresso, e na avaliação de conhecimentos não se sustentam mais diante da cultura digital. Na oferta de disciplinas e cursos na modalidade de Ensino a Distância (EAD), o desafio é construir espaços de ensino e aprendizagem virtuais mais dinâmicos e adaptativos.
A temática contemporânea foi abordada pelos professores da UNIFEBE, Joel Haroldo Baade e Fernando Luís Merízio, de 3 a 7 de outubro em Florianópolis (SC) quando ministraram minicurso sobre Trilhas de aprendizagem e Gamificação com Ambiente Virtual Moodle no Congresso Internacional da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed).
Merízio destaca que os jogos digitais têm contribuído de modo significativo para os processos de ensino e aprendizagem, seja por meio da aplicação dos seus princípios nos processos educativos, ou pela aplicação direta de jogos educacionais.
Para Baade, além da construção do conhecimento, o workshop foi espaço de troca de experiências e estabelecimento de laços com possíveis parceiros para o desenvolvimento de projetos de educação a distância com características inovadoras.